LABIRINTITE

A labirintite é uma infecção no labirinto, órgão localizado dentro da orelha interna. Além de acometer o equilíbrio, a doença também pode comprometer a audição.
O QUE PROVOCA A LABIRINTITE?
- Doenças infecciosas.
- Doenças inflamatórias.
- Tumores.
- Alterações genéticas.
SINTOMAS
- Tontura tipo vertigem (sensação de que a cabeça ou o mundo está rodando) de forte intensidade e incapacitante.
- Náusea e vômito.
- Desequilíbrio.
- Sudorese.
- Alterações gastrintestinais
FATORES DE RISCO
- Ter idade acima dos 40 ou 50 anos.
- Hipoglicemia.
- Colesterol alto.
- Hipertensão.
- Diabetes.
- Triglicérides.
- Otite.
- Consumo excessivo de álcool.
- Tabagismo.
- Consumir café em excesso.
- Uso de medicamentos, como alguns antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para estresse e ansiedade.
- Altas taxas de ácido úrico.
- Má alimentação.
- Jejum prolongado.
- Consumir açúcar em excesso.
TRATAMENTO
Na maioria das vezes, a labirintite desaparece sozinha, o que costuma demorar algumas semanas para acontecer. Mas, quando necessário, o tratamento visa, principalmente, à redução dos sintomas.
Se a causa for infecção bacteriana, o médico receitará um antibiótico. Em casos de infecções virais, o especialista deverá receitar medicamentos que ajudem a amenizar sintomas como náuseas e vômitos.
Se os sintomas forem muito intensos, pode ser necessária internação para aplicação das medicações. E, se a pessoa estiver em crise de tontura, podem ser indicadas medicações sedativas, que diminuem a ação do labirinto e reduzem o reflexo de náusea.
Vale ressaltar que nem toda tontura pode ser rotulada como labirintite. Por isso, é importante que o sintoma tontura seja devidamente investigado por um especialista.
Por fim, os bons hábitos de saúde, como a prática regular de atividades físicas, dieta balanceada e equilibrada, visitas regulares aos profissionais de saúde, evitar o consumo de drogas ilícitas e o abuso de cafeína, ajudam a prevenir e tratar os mais comuns problemas de saúde que provocam labirintite e tontura.