A mudança brusca de pressão, natural quando um avião sobe ou desce milhares de metros em questão de segundos, faz com que a Trompa de Eustáquio – uma ligação do ouvido até o nariz e a garganta, por onde o ar circula – se feche e o tímpano se retraia, causando a dor.
Após a decolagem, a pressão da cabine gradualmente se torna menor que a do ouvido, e o tímpano infla para fora. Na descida, o efeito é inverso: aos poucos, a pressão na cabine se torna maior que a do ouvido e a membrana é empurrada para dentro.
Para quem usa aparelho auditivo, o desconforto pode ser ainda maior. Na grande maioria das vezes, os prejuízos são transitórios e se resolvem espontaneamente após o pouso, sem a necessidade de ida ao médico. Entretanto, em caso de dor persistente, é importante procurar um otorrinolaringologista, que saberá conduzir de forma mais precisa caso a caso.
DICAS PARA EVITAR O DESCONFORTO
Confira algumas dicas a fim de tornar o voo um momento mais prazeroso, principalmente para quem faz uso dos aparelhos auditivos!
- Os velhos truques de bocejar, engolir saliva e mastigar chiclete ajudam a “desentupir o ouvido” e são estímulos para que a Trompa de Eustáquio se abra e feche. Dessa forma, é possível manter o equilíbrio da pressão do ar, aliviando o incômodo e um possível zumbido.
- Quem tem problemas de audição deve escolher um assento na lateral do avião oposta à orelha com melhor escuta. Por exemplo, caso ouça melhor com a orelha direita, o ideal é optar por um lugar na janela da fileira esquerda. Dessa forma, será mais fácil ouvir as recomendações e os serviços dos comissários de bordo.
- Você pode usar o seu aparelho normalmente e só retirá-los caso sinta algum desconforto, incômodo ou dor.
- Quem tem aparelho auditivo com bluetooth deve selecionar o modo avião ao embarcar na aeronave.
- Se possível, escolha assentos no avião que ficam longe dos motores. Por mais que os aviões mais modernos sejam silenciosos, as áreas próximas aos motores ainda são barulhentas.
- Não se esqueça de levar o desumidificador e um bom estoque de baterias para seus aparelhos auditivos, a fim de garantir uma audição adequada durante toda a viagem.
DICAS PARA QUEM VAI EMBARCAR COM CRIANÇAS
- Sempre embarque com uma mamadeira ou um alimento, pois o ato de deglutir durante o voo ajuda a equalizar a pressão dos ouvidos com a pressão do ambiente.
- A chupeta também funciona de modo similar.
- Em momentos de dor ou desconforto, aplique solução oral de analgésica para alívio da dor, conforme prescrição preventiva do otorrinolaringologista da criança.
Deixe uma resposta
Comentarário(s)