O dia 15 de junho é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a pessoa idosa, data instituída em 2006, pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. A data tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade a respeito da violência contra os idosos.
Formas de violência contra o idoso
Violência contra o idoso é crime
No Brasil, conforme o Estatuto do Idoso (Lei 10.741), a violência contra idosos é crime e, portanto, não deve ser encarada como algo normal. Discriminar pessoa idosa pode levar o agressor à prisão por até cinco anos e ainda pagar multa. A pena pode ser aumentada se houver agressão física, se o agressor for responsável pelo idoso.
Covid-19 e violência contra os idosos
O preconceito e o número de denúncias de violência contra idosos têm crescido desde o início da pandemia da covid-19. Foram mais de 25 mil denúncias em todo o país entre março e junho de 2020, segundo números do Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
O estado com maior número de denúncias no período analisado foi São Paulo, que teve 5.934 casos reportados, o que representa 23% do total do país. Em seguida, estão Rio de Janeiro, com 3.743 denúncias, e Minas Gerais, com 3.595.
Como denunciar?
Disque 100
As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.
Aplicativo Proteja Brasil
É um aplicativo gratuito que permite a toda pessoa se engajar na proteção dos direitos humanos. É possível fazer denúncias direto pelo aplicativo, localizar os órgãos de proteção nas principais capitais e ainda se informar sobre as diferentes violações.
Humaniza Redes
É uma iniciativa do Governo Federal de ocupar esse espaço usado, hoje, amplamente pelos brasileiros para garantir mais segurança na rede e fazer o enfrentamento às violações de Direitos Humanos que acontecem online. É possível realizar a denúncia dentro do site.
190
O 190 é o número de telefone de utilidade pública para atendimento aos cidadãos pela polícia militar de qualquer lugar do Brasil.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Fontes