sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
✕

Som: o que é?

Publicado por Sons da Vida em 1 de fevereiro de 2022

O som é uma onda do tipo mecânica, pois precisa de um meio para propagar-se, e é tridimensional, já que pode ser percebida em todas as direções. O fato de ser tridimensional restringe a sua forma de propagação, que não pode ser transversal, mas, sim, longitudinal, isto é, as ondas terão uma direção de propagação paralela à vibração que as gerou.

Velocidade do som

A velocidade do som depende de características apresentadas por meio de propagação. Densidade, temperatura e pressão são determinantes para se obter a velocidade das ondas sonoras.

As ondas sonoras

As ondas sonoras podem sofrer os fenômenos ondulatórios da reflexão, refração, difração e interferência.

  • Reflexão: um exemplo é o eco, que se caracteriza pela distinção entre o som produzido por uma fonte e o som refletido por um obstáculo.
  • Refração: em dias quentes, em virtude da mudança no índice de refração do ar próximo a superfícies muito quentes, o som sofre desvios – esse fenômeno é dificilmente percebido.
  • Difração: ocorre quando as ondas sonoras contornam obstáculos. Quando a porta de um ambiente está entreaberta, por exemplo, podemos ouvir o som produzido lá dentro.
  • Interferência: é um fenômeno decorrente do encontro de ondas sonoras produzidas por mais de uma fonte.

O caminho do som

  • O ouvido externo ajuda a direcionar o som para dentro do canal auditivo até atingir o tímpano;
  • As ondas sonoras fazem o tímpano vibrar e as vibrações são enviadas para os ossículos, que as transmitem para o ouvido interno;
  • Quando chegam à cóclea, reagem às vibrações sonoras e as transmitem como sinais elétricos que são captados pelo nervo auditivo;
  • O nervo auditivo envia vibrações sonoras ao núcleo coclear, onde processam as informações sonoras recebidas e as organizam de acordo com a frequência, a intensidade e a duração;
  • Com base em como os sons individuais são organizados, eles são enviados para diferentes partes do cérebro onde serão processados e terão outras interpretações.

Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Posts Relacionados:

  1. Audição e direcionamento dos sons
  2. O direcionamento do som
  3. O sentido da audição
Compartilhar
Sons da Vida
Sons da Vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

✕
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico