Você sabia que surdos podem ouvir? Atualmente a tecnologia e a medicina podem ajudar com tratamento e reabilitação auditiva em todos os graus de surdez.
O implante coclear e os aparelhos auditivos, por exemplo, são ferramentas que possibilitam melhorar ou devolver a audição de pessoas com deficiência auditiva.
Graus da surdez
Surdez hereditária
A surdez hereditária pode surgir por diversos mecanismos, como: herança autossômica recessiva, ligada ao cromossomo X, herança autossômica dominante e herança mitocondrial. É fundamental ficar atento às causas da perda auditiva para conseguir buscar o tratamento mais indicado já nos primeiros sintomas.
Surdez hereditária sindrômica
Quando o indivíduo manifesta, além da perda auditiva, outros sinais ou sintomas, como problemas cardíacos, Síndrome de Usher, Síndrome de Down e cegueira, representa, aproximadamente, 30% do total de casos.
Surdez hereditária não sindrômica
O indivíduo não apresenta muitos sintomas e o único indício é a perda auditiva, que pode surgir em 70% dos casos da doença.
Implante coclear
O implante coclear é considerado uma das mais importantes conquistas da Medicina, por ser capaz de restaurar a percepção de um dos sentidos do ser humano e é o procedimento médico com um dos melhores custos-benefício. Essa tecnologia devolve a muitos a capacidade de ouvir, contribuindo significativamente para a sua qualidade de vida.
Como funciona o implante coclear?
Aparelhos auditivos
Um aparelho auditivo é um dispositivo de comunicação altamente sofisticado. Há muitos tipos diferentes de aparelhos auditivos, assim como há muitas formas de perda auditiva, mas eles compartilham cinco componentes básicos. Todos os componentes dos aparelhos auditivos trabalham para amplificar os sons, melhorando diversos tipos de problemas. O design pode variar, mas o objetivo principal é capacitá-lo as pessoas a viverem suas vidas plenamente.
Como os aparelhos auditivos funcionam?
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.