Entenda sobre o Dia de Prevenção e Combate à Surdez

No Brasil, o dia 10 de novembro é comemorado o Dia de Prevenção e Combate à Surdez. Nesta data acontece a Campanha Nacional de Saúde Auditiva, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva.
A data
A data comemorativa foi instituída pela Portaria de Consolidação MS nº 1/2017, art. 527, como símbolo de luta cujo propósito principal é educar, conscientizar e prevenir a população brasileira para os problemas advindos da surdez, que afeta, em algum grau, aproximadamente 5,8 milhões de pessoas.
Surdez é o nome dado à impossibilidade ou à dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve.
A surdez pode ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afetar pessoas de qualquer idade sob variadas formas. Seus prejuízos são diversos e, comumente, provoca alterações na comunicação com grande impacto na saúde e na qualidade de vida, no desenvolvimento acadêmico e nas relações de trabalho.
Saúde auditiva
Durante as nossas atividades diárias, somos expostos a diversos fatores que ameaçam a nossa saúde auditiva. A exposição a sons de 85 decibéis ou em níveis mais intensos pode causar danos irreversíveis à audição, mas algumas medidas simples podem ser adotadas para evitar possíveis danos.
- Procurar um médico Otorrinolaringologista sempre que apresentar queixa de dor, dificuldade auditiva e zumbido;
- Não utilizar hastes flexíveis para limpeza da orelha;
- Evitar se expor a sons altos por período prolongado;
- Usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) em locais de trabalho onde o ruído exceder os limites permitidos;
- Não utilizar medicamentos sem indicação médica.
Causas comuns da perda auditiva
- Exposição prolongada a ruídos e sons muito elevados.
- Hereditariedade.;
- Otites repetitivas;
- Trauma acústico;
- Medicamentos;
- Presbiacusia (relacionada ao envelhecimento).
Sinais da perda auditiva
- Você sempre pede aos outros para se repetirem?
- Tem amigos ou familiares que dizem que você não ouve bem?
- Deixa a TV ou o rádio em volume mais alto do que os outros?
- Tem dificuldade em entender conversas com ruídos ao fundo?
- Tem dificuldades em acompanhar conversas em grupo?
- Tem dificuldade em identificar de onde os sons estão vindo?
Se você respondeu sim a mais de três questões, você pode ter perda auditiva.
Vale ressaltar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para controlar os impactos iniciais e avançados. Não é preciso esperar ficar surdo ou perder parte da audição para buscar ajuda. Ao menor sinal de perda auditiva ou incômodo nos ouvidos, procure um especialista!
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Referência