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Informações importantes sobre a audiometria infantil

Publicado por Sons da Vida em 3 de abril de 2023

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Feito por um fonoaudiólogo, a audiometria avalia a audição e deve ser realizada no início da alfabetização da criança. O exame é indicado para prevenção e tratamento de problemas auditivos . O procedimento é extremamente importante para detectar de forma precoce uma possível perda auditiva.

A audiometria fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva, que são fundamentais para determinar o tipo de tratamento mais indicado.

Como é feito o exame de audiometria?

O paciente fica no interior de uma cabine utilizando fones de ouvido, enquanto envia alguns sons em diversas frequências para que o paciente tente escutar.

Audiometria infantil

O exame também é adaptado para crianças e bebês, que entram na cabine acústica juntamente com o seu responsável. Durante a audiometria infantil, o fonoaudiólogo utiliza técnicas lúdicas para conduzir o exame e avaliar a capacidade de audição dos pequenos.

  • A audiometria é indolor e não causa nenhum desconforto a criança;
  • Nos recém nascidos o exame é a realizado através das otoemissões. Este exame é realizado com a introdução de uma sonda na orelha do bebê. O equipamento emite sons e a própria orelha responde a esses estímulos;
  • Entre os 6 meses e os 3 anos o exame pode ser feito por meio de avaliação instrumental ou reforço visual;
  • Entre os 6 meses e os 3 anos o exame pode ser feito por meio de avaliação instrumental ou reforço visual;
  • Quando a criança permite colocar os fones, entre os 4 e 9 anos, é feita audiometria infantil condicionada.

10 sinais de perda auditiva em crianças

  • A criança apresenta um desenvolvimento de fala tardio ou fala com dificuldade;
  • Não reage a barulhos fortes;
  • Não atende quando é chamada pelo nome;
  • Pede para aumentar o som da TV, computador ou telefone com frequência.
  • Mostra-se “avoada”;
  • Tem dificuldade em manter a atenção;
  • Parece irritada e dificilmente faz vínculos com outras crianças.
  • Prefere brincar sozinha;
  • Apresenta dificuldade na alfabetização;
  • Troca de fonemas na escrita.

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