No sábado, dia 6 de agosto, foi realizado em Belo Horizonte um Seminário de Apresentação dos Métodos e Indicações para o Implante Auditivo Osteointegrado. Realizado em uma parceria entre Telex MG e Oticon, o evento contou com a presença de cirurgiões, fonoaudiólogos e profissionais da área de soluções auditivas.
O seminário tinha como objetivo apresentar a médicos e fonoaudiólogos as inovações tecnológicas em implantes osteointegrados, além dos aprimoramentos procedimentais, metodologia de avaliação do paciente e estudos de caso. Além disso, ao fim do evento, foi realizada a demonstração do procedimento de implante da coluna osteointegrada, bem como as ferramentas e materiais empregados.
As boas vindas foram dadas por Antônio Carlos Pollo, representando a Oticon, que fez uma apresentação histórica da empresa, bem como seus segmentos de mercado, as novas tecnologias e os testes operacionais de cada protótipo.
Ainda na apresentação, falou o Cirurgião Otorrino Marco Aurélio Rocha, que apresentou os aprimoramentos processuais de implante auditivo osteointegrado; revisão de procedimentos; bibliografia técnica; vídeos de processos; contraindicações; erros cirúrgicos e pós-operatório.
Posteriormente, as fonoaudiólogas Thaysa Freitas e Elaine Soares falaram sobre o Sistema de Ponto e indicações audiológicas. Em um primeiro momento, elas enfatizaram as experiências de melhora auditiva; a metodologia de avaliação do paciente e as soluções pediátricas.
Posteriormente, em companhia do Dr. Henrique Gobbo, cirurgião otorrino, abordaram os resultados do sistema de pontos, fazendo diversos estudos de caso com participação da plateia, promovendo a interação e o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais.
Para ampliar o debate, os cirurgiões otorrinos Dr. Henrique Gobbo e Dr. Marco Aurélio Rocha Santos abriram uma mesa redonda para discussão de casos, antes de passarem para as demonstrações de procedimentos.
O Dr. Henrique Gobbo e a equipe da Oticon Medical demonstraram especificamente para os médicos inscritos o procedimento de implante do pino de acoplagem osteointegrado. Nesta demonstração, com participação ativa dos inscritos, foram apresentados processos, especificidades técnicas, materiais e ferramentas adequados para a realização do procedimento.
Enquanto isso, a fonoaudióloga Thaysa Freitas demonstrou aos fonoaudiólogos inscritos, o software do sistema de ponto, realizando testes, com participação igualmente ativa dos inscritos.
P
or fim, palestrantes e participantes se reuniram em um almoço, em que os profissionais puderam trocar ideias, interagir e sanar suas dúvidas. O balanço do evento foi feito de forma bastante positiva, pois considera-se que esta integração e troca de experiências tendem a desenvolver cada vez mais as tecnologias em soluções para déficits auditivos.