Como unir Longevidade e qualidade de vida?

A expectativa de vida do ser humano aumentou significativamente nos últimos anos e ter vida longa é o que todo mundo procura.
Todos almejam viver o máximo possível, mas ao mesmo tempo ter uma boa qualidade de vida quando envelhecer.
Descobrindo propósito e alegria depois do 60
É possível manter o propósito na vida mesmo diante de doenças físicas e mentais da participação limitada em atividades.
Em qualquer idade podemos escolher nos adaptar aos acontecimentos. Temos o poder de decidir se deixamos ou não as coisas nos derrubarem.
A idade pode abrir caminho para experiências novas e ricas, oferecendo à pessoa uma forma de renovar as paixões e se reinventar.
O poder da arte
Passeios a museus são cada vez mais comum para pessoas na melhor idade. É um momento mágico, de descoberta e muito prazer.
Em uma turnê em museus de arte é possível encontrar um tema recorrente e trabalhar com ele. É intenso, diferente. A pessoa vivencia momentos maravilhosos.
Cuidadores e profissionais de arte notam que as pessoas mais maduras gostam de admirar e de fazer arte, mesmo que nunca tenham se interessado por isso na juventude.
Atividade física ajuda a combater riscos genéticos de doenças cardiovasculares
Manter-se ativo ainda é a melhor alternativa para evitar doenças cardiovasculares, mesmo que seu problema seja genético.
Fazer mudanças no seu estilo de vida, como ser mais ativo fisicamente, pode fazer a diferença na sua saúde a longo prazo.
Quer envelhecer bem? Veja as dicas
- O corpo e o cérebro precisam se exercitar para se manterem saudáveis.
- Algumas atividades podem ajudar a manter o cérebro ativo como as palavras-cruzadas, crochê, tocar um instrumento musical, aprender um idioma, ler, jogar no computador, fazer artesanato e socializar.
- Mas também é preciso fazer todos os tipos de exercícios físicos, como os aeróbicos, de resistência e os de equilíbrio.
- Além disso, seja uma pessoa positiva, tenha uma alimentação saudável, não fume e nem beba em excesso.
Conheça a chave do envelhecimento estudada pelos cientistas
Você já ouviu falar dos telômeros? De origem grega, o nome significa ‘parte final’. São as extremidades dos cromossomos que protegem nosso DNA.
Com o passar dos anos os telômeros ficam tão pequenos e não são mais capazes de proteger nosso DNA. As células param de se reproduzir: alcançam um estado de “velhice”.
Estudos descobriram que a enzima telomerase pode proteger os cromossomos do envelhecimento. Essa enzima ajuda a impedir o encolhimento dos telômeros com a divisão celular e manter a juventude biológica das células.
Por fim, é possível envelhecer com qualidade de vida. Basta estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro. Assim será mais fácil perceber uma qualidade de vida melhor na terceira idade.