Como qualquer outro dispositivo, o aparelho auditivo precisa ser bem cuidado para durar por um longo período de tempo. Os cuidados diários, a limpeza correta e a manutenção preventiva do dispositivo são fatores importante para prolongar seu tempo de vida.
Uma boa manutenção periódica pode garantir uma boa audição por muito tempo, além de prevenir certos defeitos decorrentes do uso, mas que não podem ocorrer também com tanta frequência.
Quando devo realizar uma manutenção no meu aparelho auditivo?
As manutenções regulares garantem que o seu aparelho auditivo funcione melhor por mais tempo. Por isso, não espere o dispositivo ter algum problema para procurar um especialista para avaliar o aparelho.
A manutenção é realizada pelos fonoaudiólogos e geralmente é feita após 30 dias de uso, depois de 90 dias e depois de 180 dias. Esse período crescente é indicado para observar como o aparelho vem se comportando com o passar do tempo.
Mesmo com a manutenção, os cuidados são essenciais
Existem diversos cuidados que devem fazer parte da vida de quem utiliza um aparelho auditivo.
Nunca deixe o aparelho auditivo em locais muito quentes: o calor extremo danifica o equipamento. Mantenha-o sempre em um local seco e fresco, longe da exposição solar;
Água e umidade não combinam com aparelho auditivo: retire o aparelho para tomar banho e para nadar, e evite coloca-lo com os cabelos molhados.
Cuidado com produtos de beleza!: o contato com alguns tipos de produtos de beleza pode danificar seu aparelho auditivo.
Coloque identificação: para não perder seu dispositivo coloque uma identificação, com detalhes de como entrar em contato.
Guarde sempre em local seguro: mantenha seu aparelho longe das crianças e dos bichinhos de estimação! Escolha um lugar onde não haja risco de queda.
Cuide das baterias: quando não estiver utilizando o aparelho, remova as baterias. Além disso, mantenha as baterias carregadas e tenha sempre em mãos baterias reservas.
Manutenção só com profissionais especializados: nunca tente consertar seu aparelho sozinho(a)! Consulte sempre um profissional especializado.