Certamente você já viu alguém perguntando se é possível usar o aparelho auditivo antigo de outra pessoa. A ideia pode até parecer boa, já que é uma ótima forma de poupar dinheiro, mas a verdade é que um aparelho auditivo não é como uma peça de roupa que pode reutilizar de outra pessoa.
Os aparelhos auditivos são selecionados de acordo com a perda auditiva do usuário, ou seja, a sua perda auditiva pode não ser compatível com a do antigo dono do dispositivo.
Aparelhos auditivos são dispositivos totalmente individualizados
Cada pessoa que sofre com a perda auditiva tem um grau de perda diferente e em diferentes frequências. É preciso frisar que cada tratamento é único e raramente o aparelho auditivo do seu amigo ou familiar responderá às suas necessidades auditivas. Além disso, os aparelhos intra-auriculares normalmente são produzidos com recurso a um molde do ouvido do utilizador, ou seja, também não estão ajustados às suas necessidades físicas.
Cuidado com a reutilização!
Você sabia que um aparelho auditivo desajustado ao seu problema poderá até agravá-lo? Para além disso, a utilização de aparelho auditivo não dispensa um acompanhamento periódico, assim como de manutenção do equipamento.
Quem pode usar um aparelho auditivo?
Desde que indicado por um médico, qualquer um! Não há restrição de idade – bebês a idosos são beneficiados com essa tecnologia.
Como escolher o meu aparelho auditivo?
Um aparelho auditivo nunca deve ser reutilizado ou comprado pela internet. Isso porque o dispositivo deve ser confortável e ter as ferramentas necessárias para lhe auxiliar na sua perda auditiva. Por isso, não o escolha apenas pelo design ou cores – apresente seus desejos para o fonoaudiólogo e confie que ele fará um bom trabalho na escolha do melhor aparelho auditivo para você.
Quando trocar o meu aparelho auditivo?
O aparelho auditivo deve ser trocado quando, em acompanhamento médico, o profissional perceba que há uma mudança na sua condição ou saúde auditiva. Por isso, é importante que você mantenha consultas de acompanhamento.
Como se adaptar ao aparelho auditivo?
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.