A percepção de direção está ligada tanto à relação de fase do som ao chegar nos ouvidos quanto à intensidade relativa do sinal que chega a cada um dos ouvidos.
Para sons de frequências mais altas, o ouvido que está na faixa de sombra acústica recebe uma intensidade relativamente menor, já que as ondas não podem dar a volta na cabeça.
Nas frequências médias, existe uma diferença de fase devido à diferença do tempo de chegada do som em um ouvido em relação ao outro, o que combinado com a diferença de intensidade proporciona uma localização aproximada do som.
Para frequências graves, a onda circunda o ouvido e a diferença de fase é mínima, o que dificulta a percepção de direção.
Percepção do Ambiente
A percepção do ambiente acústico envolve um número grande de variáveis: tamanho, forma, materiais, posição da fonte, posição do ouvinte e etc.
Cada ambiente altera as características do som e isso pode ajudar a inferir sobre as qualidades espaciais de um ambiente pela audição.
O Campo Auditivo nos proporciona uma noção de distância e nos ajuda na localização espacial. As pessoas com audição dentro do padrão de normalidade conseguem detectar o som distante dependendo da intensidade do mesmo e de quanto ruído está presente.
Uma pessoa com perda auditiva terá um campo auditivo reduzido. Podemos perceber isso observando como essa pessoa responde aos diferentes estímulos sonoros e, dependendo da intensidade que você está falando, da tonalidade da sua voz e, se existe ruído ambiental.
Perda auditiva
A perda auditiva é a diminuição da audição com redução da capacidade de percepção dos sons e dificuldade de compreensão das palavras. Este comprometimento pode variar de acordo com o grau que pode ser leve, moderado, severo ou profundo. Essa alteração sensorial causará dificuldade no que diz respeito à comunicação oral e à vida social.
A perda auditiva piora a percepção espacial do ambiente que aumenta os riscos de quedas mesmo para aqueles que não possuem outros fatores de riscos associados.
O Oticon Opn S ™ fornece ao cérebro acesso aos sons relevantes ao seu redor, colocando você e não o seu aparelho auditivo no comando de quais sons deseja se concentrar.
Oticon OPN S ™ é mais do que um aparelho auditivo, é uma peça de tecnologia wearable (de se vestir), que facilita a conexão com seus dispositivos favoritos. Conecte-o ao seu telefone e outros dispositivos, ouça música sem fio, faça chamadas telefônicas com as mãos livres e muito mais.
O aparelho oferece uma experiência sonora em 360º. Isso quer dizer que ele permite a você experimentar os benefícios dos aparelhos auditivos que abrem o seu mundo. Você estará apto a escutar mais de uma pessoa falando por vez, enquanto o sistema avançado de redução de ruído ajuda a reduzir ainda mais o seu esforço de escuta.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Referência
http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/acustica/espaco/binaural.html