Problemas de audição são mais comuns do que pensamos, segundo o IBGE, cerca de 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência auditiva. O grande problema é que muita gente acha que é um problema apenas de idosos, e só começa a se preocupar quando o problema está acentuado.
Conviver com o déficit auditivo não é algo fácil. Não ouvir pode causar vários problemas sociais e de autoestima. Imagine como é conviver sem saber o que as pessoas ao redor estão dizendo? Ou como é tentar dialogar e não entender o que as pessoas estão tentando dizer? Então, não é fácil.
Se você tem a audição saudável e não quer passar por isso quando a idade chegar, e nem usar um aparelho auditivo, os cuidados têm que começar o quanto antes. Muitas vezes o nosso corpo dá sinais e não percebemos. O zumbido, por exemplo, é um sinal de perda paulatina de audição. Mas não é necessário nem esperar por esses sinais.
O primeiro cuidado é visitar regularmente o seu otorrinolaringologista e submeta-se a uma audiometria, assim você pode acompanhar sua saúde auditiva. Alguns cuidados no dia-a-dia também são precisos. Não usar cotonetes, ou qualquer outra coisa que entre no ouvido. Limpe bem seus ouvidos, mas apenas com uma toalha úmida e o dedo. Além disso, em sua visita anual ao médico, ele verificará a necessidade em realizar uma limpeza canal auditivo para retirar o excesso de cera.
Outro hábito muito comum e prejudicial é a inserção de álcool no ouvido para retirar água. Reforçamos aqui: não insira nada no ouvido sem recomendação médica. Se tiver com água no ouvido, apenas tente pular com a cabeça virada, ou pressionar com a mão aberta antes de virar a cabeça de lado. Caso isso não funcione, procure um médico.
O uso de fone de ouvidos também deve ser evitado ao máximo. Se não for possível, é preciso usá-los em volumes baixos e higienizados. Nada de retirar um fone do bolso e já colocar na orelha. É preciso desinfetar a parte que vai no ouvido e sempre optar por fones que ficam somente na parte externa da orelha. Se você trabalha em ambientes muito barulhentos, use o protetor auricular. Falando em barulho, ouça música e assista televisão em volumes moderados.
Por fim, cuide de sua saúde. Afinal, outros problemas e doenças podem afetar diretamente em sua audição. Ouvir bem é qualidade de vida, por isso, desde cedo, cuide de sua audição.