Em muitos casos, os problemas auditivos podem ser prevenidos com medidas simples do dia a dia. Confira!
- A prevenção da surdez deve começar no útero, através da prevenção ou do tratamento de doenças maternas que podem afetar o desenvolvimento do aparelho auditivo do feto.
- As otites infantis devem ser tratadas por completo e de forma correta.
- Atenção mamães e papais: fiquem atentos aos medicamentos potencialmente tóxicos para o ouvido.
- Teste da orelhinha: exames preventivos de audição devem ser feitos nos recém-nascidos. Quanto mais cedo for percebida a deficiência auditiva, mais fácil será a abordagem terapêutica.
- Em casa e na escola, deve-se observar se há atrasos no desenvolvimento da linguagem, dificuldade de aprendizagem e isolamento, geralmente indicadores de deficiência auditiva.
- Se for obrigado a estar em locais onde os ruídos existem, como locais de trabalho, use algum protetor de ouvido.
- Não coloque objetos no ouvido: eles podem obstruir a passagem do som e provocar um processo infeccioso ou inflamatório no local.
- Não introduza cotonetes no ouvido: o ouvido expulsa a cera em excesso naturalmente e a interferência nesse processo pode causar a perfuração do tímpano e infecções.
- Os fones de ouvido internos podem aumentar a intensidade do som e favorecer a entrada de micro-organismos e de sujeira no canal auditivo.
- Evite sons altos: a poluição sonora é uma das causas principais de perda auditiva em jovens devido ao hábito de ouvir música com um volume muito alto em fones de ouvido.
- Faça exames auditivos regularmente. Desta forma, aumentam-se as chances de reconhecer os primeiros sinais e tratar possíveis problemas.
Deixe uma resposta
Comentarário(s)