sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
✕

Conheça curiosidades sobre a audição

Publicado por Sons da Vida em 7 de junho de 2022

Sabia que existem diversas curiosidades ligadas à audição? Selecionamos 10 fatos interessantes sobre o sentido mais complexo do ser humano. Continue lendo para saber mais!

A audição começa pelo cérebro

A orelha, apesar de seu pequeno tamanho, é um órgão altamente complexo. Atuando como um filtro de som, ela transforma qualquer som audível em informações precisas para o cérebro. Cada orelha, em seu interior, é composta por minúsculas células sensoriais e fibras nervosas que captam as vibrações do som e os transformam em impulsos elétricos para que o cérebro possa processar.

A audição é o primeiro sentido a se desenvolver

Os bebês começam a ouvir quando ainda estão na barriga das mamães! Na 13ª semana de gestação, o feto percebe os sons pela vibração na pele. Por volta da 17ª semana, consegue ouvir um pouco do que se passa dentro e fora do corpo da mãe. Na 20ª semana, consegue distinguir a voz materna.

A orelha interfere no sabor

Uma das funções das orelhas é passar sinais de sabor do cérebro, e isso se dá graças ao nervo conhecido como corda do tímpano. Esse nervo transpassa a região central da orelha enquanto conecta a língua e o cérebro. É por isso que algumas doenças ou cirurgias na orelha podem alterar o paladar.

Nunca paramos de ouvir, mesmo durante o sono

Mesmo em estado de sono profundo, o nosso cérebro continua a interpretar as ondas sonoras captadas pelo canal auditivo. Quando aguardamos assustados durante a noite devido a um ruído alto, é apenas o nosso cérebro nos alertando de que pode haver perigo.

O menor osso do corpo humano é encontrado no ouvido

O osso tem o nome de estribo. Ele possui cerca de 3 milímetros e é responsável por transmitir o som captado do exterior até as terminações nervosas do ouvido. Se ele for rompido ou danificado de alguma forma, a audição fica muito prejudicada.

A audição afeta diretamente o nosso equilíbrio

O sistema vestibular é constituído por dois repositórios cheios de líquido e por três canais semicirculares também cheios de líquido. Ambos reúnem informações a respeito da posição e movimento da cabeça, sendo que o cérebro interpreta essa informação para ajudar a manter o equilíbrio.

A cera de ouvido é benéfica para a saúde auditiva

A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen ou cerume, tem grande importância para o organismo humano, tendo como principal função manter o canal auditivo limpo. Ela é produzida pelas glândulas sebáceas, localizadas na região mais externa do canal auditivo, e auxilia a afastar poeira e sujeira dos tímpanos e funciona como um lubrificante natural, exercendo ainda um papel antibacteriano.

Zumbidos podem ser sinais de problemas de saúde

O zumbido pode ser definido como a percepção de um som sem a identificação de uma fonte sonora externa. Ou seja, um som que você não sabe de onde está vindo. Ele pode estar relacionado a várias causas, como problemas auditivos, musculares, hormonais e de origem alimentar, por exemplo.

A audição é o último sentido a se desligar quando morremos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo UBC a audição é o último sentido a se desligar quando morremos. Isso quer dizer que algumas pessoas no estágio final da vida, ainda podem ouvir e entender tudo que se passa ao redor.

O ouvido troca de pele

A troca da pele da região interna do ouvido acontece com muita frequência. A cada ano perdemos e ganhamos pouco mais de 3 cm de pele.

Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Posts Relacionados:

  1. Curiosidades sobre a audição
  2. Conheça 10 curiosidades auditivas
  3. As 20 curiosidades mais legais sobre as copas
  4. Curiosidades do país da Copa
Compartilhar
Sons da Vida
Sons da Vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

✕
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico