Infelizmente, o coronavírus já é realidade no Brasil, com mortes confirmadas. Confira nossas dicas e fique alerta!
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais e humanos. Em humanos, os coronavírus provocam infecções respiratórias, que variam do resfriado comum a graves doenças, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O novo coronavírus, descoberto recentemente, causa a doença COVID-19.
Os mais comuns são:
Alguns pacientes podem ter:
Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal.
O novo coronavírus, que causa a COVID-19, pode ser transmitido entre pessoas. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca expelidas por uma pessoa infectada quando tosse ou espirra, por exemplo.
Essas gotículas também podem se depositar em objetos e superfícies ao redor da pessoa. E outras pessoas se infectam tocando esses objetos ou superfícies e, depois, tocando os próprios olhos nariz ou boca.
Os idosos, em geral, costumam ser mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas e o envelhecimento do sistema imunológico (defesa do organismo) é a principal razão. Além disso, os idosos:
O distanciamento social é uma medida comportamental importantíssima neste momento, não só para a proteção individual, mas para diminuir a velocidade da propagação do vírus.
Se você puder trabalhar de casa e/ou sair pouco ou nada de casa, faça isso!
Caso necessário, procure frequentar farmácias, supermercados ou qualquer outro comércio em horários alternativos.