As listas de presentes para o Natal já estão prontas? Os brinquedos lideram as compras nessa época do ano, afinal de contas, as crianças merecem muito, não é mesmo? Com as compras, vem uma preocupação: a segurança dos pequenos.
A escolha de um brinquedo não deve levar só em conta o interesse da criança e a fase adequada. É preciso priorizar suas condições de segurança, sempre observando se o brinquedo possui o selo do Inmetro.
O selo é a garantia de que o produto foi testado, de que está na faixa etária recomendada e que se enquadra nos critérios legais de segurança.
Cuidado com os decibéis
Segundo o Inmetro, brinquedos com nível de pressão sonora maior que 80 decibéis já podem trazer riscos à saúde auditiva das crianças. Um carrinho de polícia “pirata” pode registrar até 120 decibéis de ruído, quase o mesmo som de uma motosserra (100 decibéis) ou de uma britadeira (110 decibéis).
Principais brinquedos com características acústicas
Quando certificados pelo Inmetro, os brinquedos sonoros podem oferecer benefícios para as crianças.
Recém-nascidos até seis meses de idade
A partir de seis meses
A partir de doze meses
A partir de 3 anos
Conclusão
É importante não comprar brinquedos sonoros em camelôs, geralmente eles não são certificados pelo Inmetro e podem registrar decibéis muito acima do aceitável, além de oferecerem riscos à criança. O acompanhamento do otorrino é fundamental para a saúde auditiva da criança.
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.