Embora pareçam ter o mesmo objetivo, os amplificadores de som são bem distintos dos aparelhos auditivos. Por serem encontrados facilmente na internet por preços bem convidativos, muitas pessoas acabam adquirindo os amplificadores de forma errônea.
É muito importante frisar que o aparelho auditivo é o único dispositivo indicado para quem tem perda auditiva. O uso do amplificador pode, inclusive, prejudicar a audição e atrasar um diagnóstico correto, podendo gerar complicações no paciente.
O que são amplificadores de som?
Os amplificadores de som têm o objetivo de aumentar os sons do ambiente e os transmitir ao ouvido. Todos os sons são igualmente amplificados e o usuário ouve apenas “mais alto” e não melhor. Além disso, eles são equipamentos eletrônicos sem regulamentação no INMETRO e na ANVISA.
Amplificadores de som não são personalizados
Não há como programar ou ajustar os amplificadores para necessidades individuais de cada usuário.
Os amplificadores de som e seus malefícios
Os amplificadores geralmente geram dores e desconforto físico no ouvido, por serem mais difíceis de se adaptar adequadamente à orelha. Além disso, os fornecedores não oferecem assistência técnica ou garantia do dispositivo.
Aparelhos auditivos são as melhores opções para pessoas que sofrem com deficiência auditiva
Os aparelhos auditivos passam por rigorosa avaliação técnica e de segurança no INMETRO e na ANVISA antes de serem comercializados no Brasil. Eles são ajustados pelo fonoaudiólogo conforme as necessidades audiológicas de cada usuário e oferecem muito mais conforto, pois são desenvolvidos com um design ergonômico e permitem adaptações sob medida.
Atualmente os dispositivos possuem diversas características e tecnologias que possibilitam mais qualidade sonora.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.