Você sabe o que é implante coclear?
Muitas pessoas não sabem, mas alguns tipos de perda auditiva podem ser reversíveis com o implante coclear. Além dos aparelhos auditivos, existe o implante que apesar de inovador e mais acessível atualmente, ele ainda é pouco conhecido da maioria da população.
O implante coclear é um aparelho eletrônico digital para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo. É uma cirurgia que recupera muita gente, mas poucas pessoas a conhecem. Ele funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo e estes estímulos são levados para o cérebro.
Importante lembrar que apenas o médico e o audiologista podem determinar se você é um candidato a um implante coclear.
Para quem é indicado?
O implante pode ser usado por quem apresenta perda auditiva tanto unilateral (uma orelha) ou bilateral (nas duas orelhas). As crianças com mais de 12 meses, adultos e idosos podem se beneficiar de um implante coclear se for considerado adequado pelo médico e pelo audiologista.
Surdez é uma das cinco prioridades da OMS
Em pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de 2013 a 2015, a surdez ocupou o quarto lugar na lista de doenças. Sendo considerada a primeira deficiência com mais impacto no índice de qualidade de vida da população, mais do que deficiência visual, de locomoção e outras 345 doenças. Isso levou a OMS a colocá-la dentro de suas cinco prioridades para este século.
Uma população mais velha implica perda natural de audição, fones de ouvido, lugares barulhentos ou com grande ruído são também grandes vilões, para a perda da audição.
De acordo com o Ministério da Saúde, a OMS em 2005, estimou que 278 milhões de pessoas no mundo vivem com deficiências auditivas de grau moderado a profundo. Estima-se também que 400 mil pessoas no mundo sejam usuários de implantes cocleares, sendo contabilizados cerca de 7 mil somente no Brasil.
Gostou do post? Continue acompanhando o Blog Sons da Vida e siga nosso Instagram para saber tudo sobre o mundo da saúde auditiva.