Essa história de superação não tem uma pessoa como personagem principal, mas um cachorro. Com apenas dez meses de idade, Ivo, que é da raça Staffordshire, já havia sido abandonado cinco vezes. Tudo isso porque ele é surdo e os seus donos não conseguiam adestrá-lo. Mas o problema auditivo não impediu que Ivo encontrasse uma nova família e aprendesse a ser comunicar.
As mudanças na vida de Ivo começaram quando ele foi acolhido pela Organização das Nações Unidas (ONG) Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), que promove o bem-estar de animais no País de Gales (Grã-Bretanha). Lá ele aprendeu um pouco da língua dos sinais, mas foi após ser adotado por Ellie que o seu vocabulário se expandiu. Hoje, mesmo sem audição, Ivo entende quando a sua dona lhe diz que “há alguém na porta de casa” e atende chamados como “venha aqui”, “sente-se”, “deite-se” e “parado”, além de estar aprendendo como deitar de barriga para cima.
A surdez nos cães pode ser de nascença ou eles podem perder a audição durante a vida. Dentre os principais motivos estão herança genética, infecções crônicas de ouvido, envelhecimento, uso de medicamentos capazes de danificar a estrutura do ouvido (como antibióticos em doses elevadas e por grande período de tempo), traumas com consequente rompimento dos tímpanos (como pancadas e atropelamentos), tumores ou ceras obstruindo o canal auditivo. Fique atento aos sinais descritos abaixo e, caso identifique que o seu cachorro possui problemas auditivos, procure um médico veterinário para receber as devidas orientações!