A maioria das pessoas limpa os ouvidos frequentemente, mas apesar de fazer parte da rotina, esse hábito pode fazer muito mal. O procedimento deve ser feito apenas em dois casos: quando a pessoa está sentindo dores na região ou quando os ouvidos estão entupidos. Além disso, a limpeza deve ser feita apenas por um otorrinolaringologista.
Para que serve a cera do ouvido?
Usar cotonetes faz mal
O cotonete, quando usado incorretamente, tende a empurrar a cera ainda mais pra dentro do ouvido, além disso pode causar traumas no canal auditivo externo, tímpano, ossículos e até mesmo na orelha interna. O ideal é fazer a limpeza superficial, na entrada do canal auditivo.
Limpeza em consultório médico
Sempre que houver sensação de ouvido entupido, dores, zumbidos e tonturas é importante procurar um otorrinolaringologista. É ele quem vai analisar o seu caso e verificar se a limpeza é adequada para você! O especialista tem os materiais necessários para fazer a limpeza, que normalmente acontece por meio de lavagem com seringas e pinças especiais.
Todo mundo deve fazer a lavagem?
Geralmente quem produz excesso de cerume sente frequentemente uma sensação de ouvidos entupidos ou tapados, além de uma piora da audição e coceira, é recomendado que essas pessoas façam uma limpeza periódica nos ouvidos para aliviar esses sintomas.
Nada de usar receita caseira para desentupir os ouvidos!
Muitas pessoas já ouviram falar ou até mesmo já usaram azeite ou álcool para desentupir os ouvidos. É importante deixar claro que esses produtos podem fazer muito mal para audição e não devem ser usados de forma alguma para essa finalidade!
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.