A população mais madura está gastando mais. É isso o que mostra uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), realizada nas 27 capitais do país. Dos entrevistados com mais de 60 anos, 60% acham que a vida financeira atual é melhor do que a que levavam quando jovens. Mas nem tudo são flores. Quase metade reclama que, apesar do aquecimento que provocam na economia, ainda faltam produtos específicos.
O mercado tem se esforçado e oferecido turismo acessível, com pacotes personalizados, estética especializada para as peles mais sensíveis e aparelhos eletrônicos com telas, botões e números maiores. Mas, os mais experientes exigem e merecem ser paparicados, com produtos e serviços que contribuam com a sua mobilidade, autonomia e autoconfiança. Dentre uma das exigências estão investimentos na moda, com roupas e calçados desenhados especialmente para esse público.
Os EUA já deram o pontapé inicial com a AARP, organização que congrega 37 milhões de aposentados e criou, em 2015, a agência Influent50, focada em ouvir as pessoas com mais de 50 anos para identificar o que elas mais consomem, a fim de melhor atendê-las. Não demora muito para iniciativas como essa se espalharem por todo o mundo.
No Brasil, cerca de 28 milhões de pessoas possuem 60 anos ou mais, o que corresponde à, aproximadamente, 13,7% da população geral. Nesse grupo, o que mais cresce expressivamente são os idosos longevos, que vivem 80 anos ou mais. De acordo com as estimativas do Governo, em 2030, o número de brasileiros com 60 anos ou mais ultrapassará o de crianças de zero a 14 anos de idade.
Para estimular que as pessoas envelheçam de forma saudável, o Ministério da Saúde disponibiliza um conjunto de ações que podem contribuir de maneira considerável para o bem-estar da população de idosos no Brasil. Entre as propostas estão o estímulo à prática de exercícios físicos em espaços públicos, com infraestrutura e equipamentos adequados além de profissionais qualificados; incentivo à alimentação saudável e identificação precoce de doenças como hipertensão e diabetes; bem como a oferta de vacinas, medicamos e atendimento domiciliar.