A Marvel já tinha um super-herói com deficiência visual, o Demolidor. Além disso, outros super-heróis quando em seus alter egos usam óculos, o exemplo mais famoso é o Clark Kent, repórter que dá vida ao Super Homem.
Em 2012, graças a um garotinho de 4 anos e a persistência de sua mãe, a Marvel, através do luso-americano Nelson Ribeiro criou um personagem com déficit auditivo e que usa um aparelho auditivo para poder escutar os pedidos de socorro de suas vítimas. Ele se chama “Blue Ear” ou “Orelha Azul”. Mas o que o garotinho de 4 anos tem com isso?
O garotinho se chama Anthony. O garotinho é completamente surdo de uma das orelhas e tem apenas 50% da audição na outra. Os pais insistiram para o garotinho, apelidado de Orelha Azul, usar o aparelho auditivo, no entanto, ele se negava veementemente. Sua mãe, então, escreveu à Marvel pedindo que um herói pudesse inspirá-lo.
A história comoveu os editores da Marvel que, a princípio, apenas criou o personagem como assistente do Arqueiro. Disseram ainda ao garotinho que o próprio arqueiro já havia usado próteses e que se ele, Anthony, passasse a usá-las, também seria um vingador honorário.
Isso não bastou ao garotinho. Então, o designer luso-americano da Marvel, Nelson Ribeiro, criou o Orelha Azul, o super-herói que, usando um aparelho auditivo, pode “ouvir o soluço de uma formiga do outro lado do país”. O Orelha Azul faz parte do Inter-C.O.M, uma organização fictícia da Marvel na qual todos os super-heróis são baseados em crianças com deficiência, e se uniram para combater o preconceito.
Saiba mais em http://www.museudoaparelhoauditivo.com.br/publicacoes-orelha-azul-super-heroi-que-usa-aparelho-auditivo.php
http://marvel.com/news/comics/18801/meet_the_blue_ear# ixzz20tJPwLZU