sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
✕

O perigo das festas juninas

Publicado por Sons da Vida em 25 de junho de 2019

Quadrilhas, ruas enfeitadas de bandeirinhas, roupas coloridas e comidas típicas: essas são características das Festas Juninas, uma das principais tradições do nosso país, em comemoração aos dias dos santos do mês: Santo Antônio (13/6), São João Batista (24/6) e São Pedro (29/6). Entretanto, os rojões e os fogos de artifício que costumam colorir o céu durante o festejo, são também um perigo para a audição.

O problema acontece devido à intensidade do som dos fogos em um curto espaço de tempo. Para se ter uma ideia, o barulho dos fogos pode atingir mais de 120 decibéis, mesmo a uma distância superior a três metros de onde o artefato está sendo aceso, sendo que o limite seguro de exposição aos sons é de 85 decibéis.

As consequências podem ser lesões permanentes em um ou nos dois ouvidos. Já a gravidade é proporcional à idade de quem foi afetado, afinal, uma criança ou um jovem precisará conviver muito mais tempo com a perda auditiva do que um idoso. No caso das crianças, por exemplo, a surdez ainda pode causar outros problemas, como no desenvolvimento da fala, no desempenho escolar e na socialização com outras pessoas.

SINTOMAS

O principal sintoma do barulho excessivo é o aparecimento imediato de zumbido, transtorno que atinge milhões de pessoas no mundo e que, em alguns casos, não tem cura.

Logo, se depois do estampido dos fogos houver zumbido ou sensação de ouvido tampado, é preciso procurar logo um otorrinolaringologista para avaliar a extensão e gravidade do dano auditivo. Ainda que só em um dos ouvidos.

FOGOS DE ARTIFÍCIOS X BEBÊS

Os cuidados devem ser redobrados quando na companhia de um bebê durante as Festas Juninas. Isso porque a imaturidade auditiva dos primeiros 18 meses de idade pode fazer com que haja lesão na cóclea – órgão localizado na orelha interna – se a criança for exposta a sons muito altos ou passar muito tempo em ambiente barulhento.

Essa lesão pode passar despercebida no momento da festa. No entanto, pode iniciar um processo de perda de audição, uma vez que as células auditivas, quando morrem, não são repostas pelo organismo. Portanto, fique atento a choros e irritabilidade nesse ambiente ou depois dessas festas.

COMO CURTIR AS FESTAS JUNINAS EM SEGURANÇA

  •  Mantenha distância da fonte do som. Quanto mais distante você estiver da explosão dos fogos de artifícios, mais estará protegido. Para um adulto, a distância mínima é de 20 metros. Já para as crianças, entre 50 a 60 metros.
  • Use protetores auriculares durante a explosão dos fogos, principalmente em um show pirotécnico.
  • O ideal é não levar bebês e crianças aos locais de queima de fogos e festas barulhentas. Porém, se for inevitável, fique o mais afastado possível do ruído.

Posts Relacionados:

  1. Os santos festeiros
  2. Estádios de futebol podem fazer mal à audição
  3. Você conhece o BERA?
  4. O que é audiometria?
Compartilhar
Sons da Vida
Sons da Vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

✕
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico