Caso ocorra acúmulo de secreção no ouvido, imobilização dos ossículos, ou rompimento do tímpano, a otite pode levar à perda auditiva. Alguns tipos requerem mais atenção na hora do diagnóstico e do tratamento por serem mais propensas a causar esses sintomas.
O que é?
Otite é a infecção do ouvido médio, externo ou do tímpano. Sua principal característica é a dor causada devido à inflamação e ao acúmulo de secreção, recorrentes nesses casos. É um problema corriqueiro, principalmente no verão.
Tipos de otite
Otite Externa
A inflamação do ouvido externo, ou otite externa, vai do canal do ouvido até a membrana do tímpano. Esse tipo de infecção normal é muito gerado pelo uso abusivo de cotonetes, além da presença de água no canal auditivo.
Otite Média
Se estende pela cavidade de ar localizada atrás do tímpano, que se comunica com o nariz pela tuba. Esse tipo de otite costuma ocorrer quando a secreção do nariz, muitas vezes gerada por resfriados e sinusites, sobe para o ouvido médio.
Otite Interna
A infecção ocorre onde estão localizados a cóclea e o labirinto, responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. Problemas nessa região do ouvido são graves e podem causar queda na audição e tontura intensa.
Otite aguda
Geralmente ocorre quando o excesso de líquido e muco no ouvido não é drenado naturalmente, iniciando um processo de infecção, que pode se repetir muitas vezes.
Otite crônica
Ocorre quando a inflamação no ouvido dura mais de 4 semanas. Nessas ocasiões, é comum que a inflamação piore durante o tempo, havendo a necessidade de atendimento médico e tratamentos complexos.
Sintomas comuns
Tratamento
Antes de tudo, o otorrinolaringologista precisa analisar a causa e o estado da otite para indicar o melhor tratamento. Por isso, é preciso agendar uma consulta sempre que sentir os sintomas acima, para diagnóstico e tratamento corretos.
Previna-se no verão e continue nos seguindo no Instagram e no Blog Sons da Vida para ficar por dentro das novidades.