Os protetores auriculares são ótimas soluções para abafar ou diminuir os ruídos e podem ser usados para ajudar a dormir, descansar ou a ficar em um ambiente movimentado de maneira confortável. Eles são considerados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e são essenciais em empresas com grande barulho (na construção civil e em aeroportos, por exemplo), a fim de proteger a audição.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 decibéis. Quando o ruído é maior que isso em uma empresa, o uso de EPI se torna indispensável.
Por que usar um protetor auricular?
A utilização do protetor auricular em ambientes barulhentos é muito importante para preservar a saúde auditiva.
Tipos de protetores auriculares
Cera: é fácil de moldar ao tamanho do ouvido, sendo uma opção para dormir e nadar, já que é à prova d’água.
Concha: tem um ótimo desempenho em faixas de frequência médias para altas e protegem o ouvido por completo.
Silicone: é inserido no canal auditivo, bloqueando ruídos indesejados e reduzindo os riscos da exposição constante a sons. Geralmente é desconfortável para dormir.
Espuma: é descartável, oferece uma proteção mais leve e mais utilizado por curtos períodos.
Tipo polímero: é via inserção e pré-moldado e fabricado em copolímero. É menos popular.
Higienização dos protetores auriculares
Assim como os aparelhos auditivos, os protetores auriculares devem ser higienizados constantemente. Caso o protetor seja lavável, é indicado usar água e sabão neutro na higienização. No caso de protetores tipo concha, é indicado usar apenas um pano úmido com sabão neutro.