Protetores auriculares são grandes aliados à saúde auditiva

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 decibéis. Quando o ruído é maior que isso em uma empresa, o uso de Equipamento de Proteção Individual se torna indispensável.
Os protetores auriculares são ótimas soluções para abafar ou diminuir os ruídos e podem ser usados para ajudar a dormir, descansar ou a ficar em um ambiente movimentado de maneira confortável. Eles são considerados EPIs e são essenciais em empresas com grande barulho.
Tipos de protetores auriculares
- Cera: é fácil de moldar ao tamanho do ouvido, sendo uma opção para dormir e nadar, já que é à prova d’água.
- Concha: tem um ótimo desempenho em faixas de frequência médias para altas e protegem o ouvido por completo.
- Silicone: é inserido no canal auditivo, bloqueando ruídos indesejados e reduzindo os riscos da exposição constante a sons. Geralmente é desconfortável para dormir.
- Espuma: é descartável, oferece uma proteção mais leve e mais utilizada por curtos períodos.
- Tipo polímero: é via inserção e pré-moldado e fabricado em copolímero. É menos popular.
Higienização dos protetores auriculares
Assim como os aparelhos auditivos, os protetores auriculares devem ser higienizados constantemente. Caso o protetor seja lavável, é indicado usar água e sabão neutro na higienização. No caso de protetores tipo concha, é indicado usar apenas um pano úmido com sabão neutro.
Profissões que podem acelerar a perda auditiva
Muitos problemas auditivos estão relacionados com a falta de prevenção no trabalho. De acordo com pesquisas, algumas profissões põem em risco a saúde auditiva. Conheça elas:
- Tripulação de voos;
- Operadores de Call Center;
- Músicos e DJ’s;
- Guardas de trânsito;
- Motoristas;
- Engenheiros industriais e operário;
- Dentistas;
- Enfermeiros;
- Profissionais da construção civil;
- Mineiros.
Conclusão
Se você trabalha em um local barulhento, não deixe de usar os protetores auriculares. Além disso, visite seu otorrino com frequência e cuide da sua saúde auditiva!
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.