A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen ou cerume, tem grande importância para o organismo humano, tendo como principal função manter o canal auditivo limpo. Ela é produzida pelas glândulas sebáceas, localizadas na região mais externa do canal auditivo, e auxilia a afastar poeira e sujeira dos tímpanos e funciona como um lubrificante natural, exercendo ainda um papel antibacteriano.
Coloração da cera de ouvido
A coloração ou a consistência da substância pode indicar como anda a nossa saúde auditiva.
Por que a cera é oleosa?
A cera de ouvido é um composto rico em gordura e descamação de pele. O aspecto oleoso a torna extremamente importante não só para proteger o ouvido de microrganismo, mas também para impedir o ressecamento do interior da cavidade. Sem a proteção, a região pode ficar seca, o que gera uma sensação incômoda de dor e coceira.
3 mitos sobre cera de ouvido
Cera em excesso não faz mal
A substância em excesso pode causar perda auditiva temporária. Além do mais, aumenta o risco do desenvolvimento de otite, infecção causada por vírus ou bactérias que geras dor, vermelhidão e sensação de ouvido tampado. Todos esses fatores também podem prejudicar a sensação de equilíbrio que possuímos, causando tonturas e aumentando o risco de quedas.
Cera se limpa com hastes flexíveis
Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido com hastes flexíveis deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos. Isso aumenta o risco de infecções dolorosas que precisam de acompanhamento médico.
Água no ouvido e cera não se relacionam
A água pode deslocar a cera para o fundo do canal auditivo, facilitando o acúmulo.
Cuidados em relação aos fones de ouvido
O uso de fones de ouvido do tipo intra-auricular pode ser danoso, pois eles “empurram” a cera para dentro, podendo gerar acúmulo da substância. Veja os cuidados que devemos ter em relação aos fones de ouvido.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.