Limpar os ouvidos é um hábito na vida da maioria das pessoas, que apesar de ser comum, pode fazer muito mal para a saúde auditiva. O procedimento deve ser feito apenas em dois casos: quando a pessoa está sentindo dores na região ou quando os ouvidos estão entupidos. Além disso, a limpeza deve ser feita apenas por um otorrinolaringologista.
Sintomas de acúmulo de cera nos ouvidos
A limpeza deve ser feita por um especialista
Sempre que houver sensação de zumbido, tonturas ou dores na região dos ouvidos é importante agendar uma consulta com um otorrinolaringologista. O especialista tem os materiais necessários para fazer a limpeza, que normalmente acontece por meio de lavagem com seringas e pinças especiais. É importante deixar claro que nem todas as pessoas precisam realizar a limpeza nos ouvidos.
Para que serve a lavagem nos ouvidos realizada por um otorrinolaringologista?
A lavagem ajuda a diminuir o risco do acúmulo excessivo de cera no ouvido, que pode causar pequenas lesões no canal auditivo e dificultar a audição.
Usar cotonetes faz mal
O cotonete, quando usado incorretamente, tende a empurrar a cera ainda mais pra dentro do ouvido, além disso pode causar traumas no canal auditivo externo, tímpano, ossículos e até mesmo na orelha interna. O ideal é fazer a limpeza superficial, na entrada do canal auditivo.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.