Você às vezes tem dificuldade em ouvir o que as pessoas estão falando? Ouve o som muito alto? Usa por muito tempo os fones de ouvido? Pois bem, a pergunta do título pode ser muito pertinente à você. Nossos ouvidos estão expostos diariamente a fatores que podem provocar perda da sensibilidade auditiva, contudo, raramente damos importância aos sinais dos nossos ouvidos.
A grande questão por trás disso é que os problemas auditivos ainda são alvo de muito preconceito. A população ainda não aprendeu a ver e conviver com naturalidade usuários de aparelho auditivo: acham feio, que se trata de alguém surdo, que é coisa de velho. Na prática, contudo, os aparelhos auditivos são como os óculos. Antigamente, usuários de óculos de grau também eram rotulados: nerd, “fundo de garrafa”, sofriam bullying e eram estigmatizados. Hoje, pelo contrário, já se vende óculos sem grau para pessoas que simplesmente gostam do estilo, ou que têm vontade de “parecer intelectual”.
É bem verdade que o design dos óculos mudaram muito de lá pra cá, mas o dos aparelhos auditivos também. Aliás, ter dificuldades de audição é algo bem mais comum do que se imagina. Para se ter uma ideia, quase 6 milhões de brasileiros se declaram com alguma deficiência auditiva e outros tantos têm problemas de audição e nem se dão conta.
O ideal é que se faça anualmente uma audiometria, sobretudo, em cidades grandes, nas quais convivemos com extrema poluição sonora, fones de ouvido e tantos outros fatores que podem causar algum problema de audição. Quanto antes for identificado o problema, mais eficiente será a solução, e, nos dias hoje, existem tecnologias extremamente avançadas na resolução do problema.