As vacinas contra a covid-19 são eficazes, seguras e extremamente essenciais para evitar a disseminação do vírus no mundo inteiro. No momento, elas são a nossa única esperança de dias melhores. Apesar de todos os benefícios, constantemente fake news sobre as vacinas são criadas e podem atrapalhar o processo de imunização.
É importante frisar que as vacinas contra a covid-19 não prejudicam a audição. Inclusive médicos da Universidade Johns Hopkins realizaram uma pesquisa recente e concluíram que elas não são responsáveis pela perda de audição.
Covid-19 pode prejudicar a audição
Enquanto a vacina contra a covid-19 protege a população, a doença pode causar perda auditiva. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Manchester e do Manchester Biomedical Research Center (BRC), no Reino Unido, 7,6% dos pacientes que participaram do estudo relataram ter sofrido perda de audição depois de contraírem o vírus da doença, o Sars-CoV-2. E mais: 14,8% tiveram acufeno (zumbido) e 7,2% apresentaram sintomas relacionados a vertigem.
Vacinas salvam vidas
A Organização Mundial de Saúde alerta que “a imunização salva milhões de vidas e é amplamente reconhecida como uma das intervenções globais em saúde de maior sucesso e mais economicamente viáveis”. A vacinação é capaz de diminuir a probabilidade de contrair diversas doenças que podem, além de levar à morte, deixar sequelas.
Antes da introdução da vacina, o vírus do sarampo era a causa de 3 a 10% de todas as perdas auditivas em crianças. A imunização é responsável pela queda significativa dos casos de sarampo e, consequentemente, das sequelas relacionadas.