A presbiacusia é caracterizada por alteração no órgão auditivo ou vias auditivas decorrentes do processo de envelhecimento. Na presbiacusia, acontece a perda auditiva do tipo neurossensorial, bilateral e simétrica, comprometendo inicialmente frequências altas e a discriminação da fala.
Por seu caráter lento, gradual e progressivo, o início da doença é silencioso e pouco perceptível, evoluindo para perdas auditivas mais acentuadas, envolvendo também frequências baixas e médias.
Causas da perda auditiva no idoso
Dicas para evitar a perda auditiva
Evite o uso de cotonetes. Ao contrário do que se pensa, esse objeto empurra a cera para dentro do canal da orelha, formando uma espécie de tampão. Além disso, ele pode até perfurar o tímpano.
Se o tampão de cera já tiver sido formado, procure um otorrinolaringologista para removê-lo da forma adequada.
Muitas vezes, a perda de audição é resultado de infecções mal curadas. Portanto, cuide bem da sua saúde e siga as orientações médicas.
Alguns medicamentos têm como efeito colateral um possível prejuízo à capacidade auditiva. Se este for o caso, tente evitá-los. Mas lembre-se de conversar com o seu médico sobre possíveis alternativas para o tratamento e não parar de tomar o medicamento prescrito sem o conhecimento do profissional.
Mantenha uma alimentação saudável. O surgimento de zumbidos, por exemplo, pode estar relacionado com o consumo de alimentos gordurosos, de grande quantidade de açúcar, álcool ou cafeína.
Sempre que for nadar, use uma touca de proteção para impedir que a água penetre em seu ouvido.
Avalie periodicamente a sua capacidade auditiva. Dessa forma, qualquer possível problema poderá ser tratado precocemente, quando talvez ainda seja possível de reverter o quadro.
Fique em silêncio sempre que possível depois de dias agitados para dar descanso aos ouvidos.
Atenção a depressão
A incapacidade auditiva pode levar ao isolamento social, principalmente em idosos, e em casos mais graves até depressão. Isso porque a pessoa com perda auditiva pode se sentir incapaz e passar por situações constrangedoras. Além de melhorar a audição, a reabilitação auditiva também afeta no aspecto emocional.
Aparelhos auditivos
Atualmente existem diversos modelos de aparelhos auditivos no mercado. Os da Telex MG são exemplos disso! Eles oferecem uma gama de produtos que atendem diferentes necessidades, são mais eficientes, discretos e ergonômicos.
Vantagens em usar o aparelho auditivo
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.