No dia 23 de abril, último sábado, se comemorou o Dia Nacional da Educação de Surdos. E nós sabemos as batalhas que uma pessoa com deficiência auditiva enfrenta e o quanto um aparelho auditivo pode ajudá-la, fazendo grande diferença na vida de uma pessoa com déficit auditivo, sobretudo no aprendizado.
Na educação infantil, por exemplo, a deficiência auditiva causa sérios prejuízos na hora de aprender a língua portuguesa, tanto na leitura, quanto na compreensão do conteúdo. Além disso, a interação social na escola é um importante fator de aprendizagem que fica comprometido por conta de déficits auditivos.
Já está comprovado que o desempenho escolar e o aprendizado de deficientes auditivos que usam o aparelho adequado a sua deficiência é muito melhor, bem como sua interação social. Atualmente já existem aparelhos auditivos adaptados ao ambiente de sala de aula, além de outros aparatos complementares que reduzem ruídos e facilitem o aluno a compreender a aula e focar a atenção e audição no professor.
É de fundamental importância que as crianças com deficiência auditiva usem o aparelho adequado e sejam estimuladas a usá-lo. No entanto, existem ainda dois sérios problemas: a dificuldade de acesso e o preconceito. No Brasil, até existem algumas iniciativas públicas, ainda incipientes, para facilitar o acesso de crianças carentes ao aparelho auditivos. Contudo, o problema ainda mais grave é o preconceito, vindo, muitas vezes dos próprios pais, que têm dificuldades em aceitar que a audição do filho é de alguma forma comprometida. Por isso, o primeiro passo para se educar as pessoas com déficit auditivo, desde crianças é acabar com o preconceito.