Infelizmente a inclusão de crianças com deficiência auditiva em sala de aula regular é um tema muito discutido, polêmico e bastante preocupante. Apesar de não ser aceito por todos, é importante frisar que a educação é um direito humano fundamental.
A Lei Brasileira de Inclusão (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência), que entrou em vigor em 2016, tem um valor especial. Ela é a adaptação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU à legislação brasileira e trata da acessibilidade e da inclusão em diferentes aspectos da sociedade.
O capítulo da LBI sobre Educação fala muito sobre o que deve ser feito para atingir esse objetivo. Alguns dos principais exemplos são:
Ele tem um papel muito importante na inclusão de crianças com deficiência auditiva na educação, principalmente infantil. Do professor demanda a adaptação da metologia para integrar a criança surda e o atendimento especial à esses alunos. Mas, será que o professor está preparado para isso?
É necessário colocar em prática novas ações e novas capitações para que o professor coloque em prática metodologias que favoreçam a inclusão e o entendimento do aluno surdo.
Deficiência auditiva e Bulliyng
Seja na escola, em casa ou no trabalho, infelizmente as crianças ou adultos deficientes auditivos não estão protegidos do bullying. Muitas vezes a discriminação começa dentro de casa, pela própria família. Os pais ficam preocupados em ”esconder” ou “disfarçar” os aparelhos auditivos do seu bebê, e não se dão conta que estão passando para ele que, apesar destes dispositivos serem maravilhosos e permitirem o desenvolvimento, são motivos de vergonha.
A audição tem um papel extremamente importante no desenvolvimento da linguagem e da fala da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, problemas de aprendizado, de relacionamento, o que provoca, muitas vezes, o bullying.
A construção de uma sociedade inclusiva, que aceita e respeita todas as diferenças, infelizmente pode levar muitos anos e envolve diversos aspectos. A educação brasileira, com ajuda da LBI e dos educadores, vem anunciando reformas e evoluções nessa área. A quebra de paradigmas e valorização da diversidade é parte importante da construção de uma escola para todos, onde crianças deficientes auditivas recebam apoio, atenção e se sintam parte do todo.
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