sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
✕

26 de setembro, Dia Nacional do Surdo

Publicado por Sons da Vida em 26 de setembro de 2022

Surdez é uma das cinco prioridades da OMS para este século. Em pesquisa realizada pela OMS, de 2013 a 2015, a surdez ocupou o quarto lugar na lista de doenças. Ela é considerada a primeira deficiência com mais impacto no índice de qualidade de vida da população.

Surdez em números

Existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão em todo o globo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil há 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Delas, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. Os dados são recentes e constam em estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, no Rio de Janeiro.

Entenda mais sobre o Dia Nacional do Surdo

Uma das principais conquistas da pessoa com deficiência auditiva ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005. Essa conquista pode ser celebrada nesta quarta-feira (26/9), Dia Nacional dos Surdos. O Ministério dos Direitos Humanos ressalta a importância de se desenvolver políticas públicas para avançar ainda mais na inclusão dessas pessoas na sociedade.

Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Preconceito

Seja na escola, em casa ou no trabalho, infelizmente as crianças ou adultos deficientes auditivos não estão protegidos do bullying . Muitas vezes a discriminação começa dentro de casa, pela própria família. Os pais ficam preocupados em ”esconder” ou “disfarçar” os aparelhos auditivos do seu bebê, e não se dão conta que estão passando para ele que, apesar destes dispositivos serem maravilhosos e permitirem o desenvolvimento, são motivos de vergonha.

No mercado de trabalho a inclusão é bem complicada. Poucas empresas e gestores dão abertura para surdos em suas equipes. Nesse cenário, é importante que o governo trabalhe, em conjunto com as empresas privadas, para promover oportunidades para todos.

Como participar da luta pela educação dos surdos?

  • Cobre dos representantes governamentais que forneçam ferramentas para uma educação de qualidade das pessoas com deficiência;
  • Pense na possibilidade de aprender libras;
  • Não descuide de sua própria saúde. Faça um check-up da sua saúde auditiva ao menos uma vez ao ano, com um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo. O check-up diagnosticará e avaliará a necessidade de um aparelho auditivo;
  • Compartilhe esse texto para que mais pessoas saibam da importância do Dia Nacional dos Surdos;
  • Acompanhe as mídias do Sons da Vida e aprenda mais sobre a deficiência auditiva!

Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Posts Relacionados:

  1. 26 DE SETEMBRO: É PRECISO FALARMOS SOBRE O DIA DO SURDO
  2. 21 de setembro – Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências
  3. ENTENDA O QUE O DIA NACIONAL DOS SURDOS REPRESENTA
  4. O BRASIL ESTÁ SURDO?
Compartilhar
Sons da Vida
Sons da Vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

✕
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico