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OPERADORES DE TELEMARKETING E PERDA AUDITIVA. QUAL A RELAÇÃO?

Publicado por Sons da Vida em 22 de outubro de 2019

Estudos mostram que os operadores de call center podem ter a audição prejudicada, o que vem chamando a atenção de otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.

Como doença ocupacional, a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) pode atingir trabalhadores expostos por um longo período de tempo a ruídos acima de 80 decibéis. Logo, uma carga horária de oito horas de trabalho, com exposição contínua a esse volume, pode danificar as células do ouvido interno gradativamente.

No caso dos operadores de Telemarketing, o que mais preocupa é a falta de orientação ao exercer seu ofício. Isso porque eles precisam usar fone de ouvido unilateral, com o volume variando de 60 a 90 decibéis. O fone unilateral pode causar danos irreversíveis à audição se não for usado corretamente. Além disso, o ambiente de call center costuma ser bastante ruidoso, o que exige, muitas vezes, que o volume do som seja aumentado para que o atendente consiga ouvir o cliente do outro lado da linha.

DICAS PARA OS OPERADORES DE TELEMARKETING

• Lembre-se de sempre revezar o lado de colocação do fone, do ouvido direito para o esquerdo e vice-versa.

• É preciso dar pausas de, pelo menos, 10 minutos para cada hora trabalhada.

• Mantenha o volume do fone baixo, em torno de 60 decibéis, nível normal de uma conversa.

• Faça exames audiométricos anualmente para checar seu nível de audição

O PAPEL DO EMPREGADOR

O empregador também precisa ficar atento. Segundo o art. 20 da Lei nº 8.213/91, a redução de audição em qualquer ouvido constitui doença do trabalho. Deste modo, é necessário adequar ferramentas e ambientes de trabalho à proteção auditiva do trabalhador. Além disso, se for comprovado que o dano foi causado pela atividade executada, a perda auditiva pode gerar uma indenização por acidente de trabalho.

CONSEQUÊNCIAS DA PERDA AUDITIVA

• Não existe nenhum tratamento clínico ou cirúrgico para recuperação das células ciliadas, responsáveis pela audição. Quando elas morrem, não podem ser regeneradas. O problema é irreversível.

• Se tratada, a perda auditiva não provoca incapacidade para o trabalho, mas pode ocasionar limitações na realização de diversos tipos de tarefas.

• Em geral, a reabilitação é feita por meio de ações terapêuticas, adequação do ambiente de trabalho e uso de aparelho auditivo.

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