sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
✕

A DEMORA NO TRATAMENTO PODE PIORAR O PROBLEMA!

Publicado por Sons da Vida em 10 de dezembro de 2019

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 1 em cada 20 mineiros tem redução ou ausência da capacidade de ouvir. Já a população nacional de surdos ultrapassa 10 milhões de pessoas.

Vista por muitos como uma condição incapacitante, a deficiência auditiva chega a não ser aceita até mesmo por quem sofre da limitação. A consequência disso é a demora na procura por ajuda médica que pode agravar a situação e até levar a pessoa à surdez total.

Especialistas garantem ser possível desenvolver habilidades sociais, de aprendizagem e no trabalho, independentemente da perda auditiva. Mas, o resultado depende da causa do problema, do tempo em que demorou a buscar o recurso e do empenho para estimular a audição.

TRATAMENTO

O aparelho auditivo é uma das possibilidades para que a pessoa passe a ouvir. O tratamento também pode incluir terapias, medicamentos, sessões com fonoaudiólogos, cirurgias e implantes.

Há aqueles que não se adaptam ao aparelho auditivo e nem queiram se submeter a um procedimento cirúrgico. Neste caso, a comunicação somente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma opção que deve ser respeitada.

FALTA ACESSIBILIDADE

A Libras é a segunda língua mais falada no Brasil e, em 2002, foi oficializada, tornando a nação bilíngue. Surdos e ouvintes conseguem aprender Libras em um período de três a 24 meses. A fluência é adquirida em aproximadamente quatro anos.

Por outro lado, a inserção dos gestos e movimentos manuais em estabelecimentos públicos ainda não está de acordo com a realidade. Agências bancárias, fóruns, hospitais e escolas, por exemplo, não costumam ter intérpretes. A dificuldade também está no lazer. Peças teatrais sem tradutores e filmes dublados são grandes empecilhos.

PRINCIPAIS CAUSAS DA PERDA AUDITIVA

  • Hereditariedade: uma grande parcela de surdos no Brasil obtiveram problemas ainda em formação durante a gestação. Isso acontece devido à genética paterna ou materna ser repassada para o filho de maneira congênita.
  • Infecções durante a gestação: determinadas patologias, quando contraídas por mulheres grávidas, podem afetar permanentemente a vida do recém-nascido. O ideal é que seja feito um acompanhamento médico a partir dos primeiros dias de descobrimento da gravidez.
  • Exposição a ruídos intensos por longos períodos: podemos adquirir problemas auditivos simplesmente por estarmos expostos aos ruídos do dia a dia e em ambientes de trabalho sem os equipamentos necessários. Datas festivas, como o ano novo, também servem de parâmetro, pois, os barulhos emitidos pelos fogos de artifícios podem danificar severamente a audição.
  • Alguns traumas sofridos por pessoas em algum acidente como a perfuração dos tímpanos também podem agravar para uma surdez permanente.
  • A má utilização de determinados tipos de medicamentos tóxicos pode contribuir para uma possível danificação nos nervos auditivos. Leia atentamente a bula e jamais ignore o sinal de que alguma coisa possa estar errada.

TESTE SE VOCÊ ESTÁ OUVINDO BEM

  1. Você ouve zumbidos com frequência?
    Sim Não
  2. Costuma ter a sensação de que o ouvido esta tampado?
    Sim Não
  3. Em uma conversa, as pessoas costumam repetir as perguntas que fazem para você?
    Sim Não
  4. Percebeu alguma mudança na maneira de se comunicar ao telefone? Tem tido alguma dificuldade?
    Sim Não
  5. Assiste televisão com o volume muito alto?
    Sim Não
  6. Tem dificuldade em acompanhar conversas em grupo?
    Sim Não
  7. Tem dificuldade em entender conversas com ruídos ao fundo?
    Sim Não
  8. Tem dificuldade em ouvir a campainha ou a porta?
    Sim Não
  9. Finge que entendeu o que foi conversado, tendo dificuldade em admitir a perda auditiva?
    Sim Não
  10. As pessoas dizem que você fala muito alto e você não percebe?
    Sim Não

Se você respondeu “Sim” para três ou mais dessas perguntas, você deve visitar um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo com urgência!

Posts Relacionados:

  1. AUDIÇÃO: O GRANDE PROBLEMA DO SÉCULO XXI
  2. QUANDO LIMPAR OS OUVIDOS SE TORNA UM PROBLEMA
  3. PERDA AUDITIVA PODE LEVAR À DEPRESSÃO
  4. Estudo aponta que o sono pode estar diretamente relacionado ao risco de morte
Compartilhar
Sons da Vida
Sons da Vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

✕
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico