sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
✕

Todos contra o capacitismo

Publicado por Sons da Vida em 21 de maio de 2020
Fonte: Gazeta do Povo

Pessoas que têm alguma deficiência são, muitas vezes, invisibilizadas pela sociedade, como se não existissem ou não compartilhassem dos mesmos direitos e deveres do restante da sociedade. Além disso, também sofrem com o capacitismo – preconceito e discriminação sofrido por pessoas com alguma deficiência. 

É comum pensarmos nas pessoas com perda auditiva como algo muito distante de nosso cotidiano ou nossa vivência. Frequentemente, podemos pensar que a perda auditiva atinge somente os idosos, tendo uma visão caricatural do problema. A verdade é que a perda auditiva pode estar mais perto do que acreditamos. Ela pode estar no vizinho, na colega de trabalho, nos primos pequenos…Engana-se quem pensa que quem tem problemas auditivos não consegue viver em sociedade ou não tem capacidade para conquistar seus objetivos. 

Mas essa crença não é verdadeira. Pessoas com deficiência auditiva trabalham, conquistam, se comunicam, têm relacionamentos saudáveis e vivem. De uma maneira diferente da usual, mas vivem! 

Pessoas com deficiência auditiva são muitas – e não estão sozinhas

A causa ganhou ainda mais destaque recentemente graças à Marne Levine. Você pode até não conhecer esse nome, mas tenho certeza que conhece o nome do local em que ela trabalha: Facebook. Já ouviu falar, né? 

A executiva da empresa perdeu a audição aos 4 anos e hoje é responsável pelos programas de comunidade do Facebook. Com a ascensão profissional, Marne teve medo de que a deficiência a impedisse de realizar seus sonhos. Ela teve vergonha de suas limitações, talvez por já ter sofrido capacitismo ao longo de sua vida. Mas resolveu buscar ajuda, e com o uso de um aparelho auditivo alcançou mais segurança e desenvoltura em seu cotidiano, tanto familiar quanto profissional.Você pode conferir a história da Marne aqui.

Assim como a Marne, muitas outras pessoas ao redor do mundo encontram nos aparelhos auditivos uma chance de seguir uma vida mais tranquila e integrada ao redor da sociedade. Eles representam uma chance de adequação e diminuem o sofrimento que envolve não se sentir apto(a) a manter relacionamentos e se expor a situações onde será confrontado com muitas pessoas falando ao mesmo tempo.

A luta contra o capacitismo

Marne é um excelente exemplo de como deficiências não tornam ninguém inferior ou menos apto a ter uma carreira de sucesso e uma vida normal. A executiva busca garantir a diversidade dentro do Facebook, mas você também pode lutar contra o capacitismo. 

  • se informe sobre as deficiências existentes 
  • evite vocabulário capacitista (retardado, demente, etc)
  • não parta sempre do principio de que a pessoa com deficiência precisa da sua ajuda 
  • não enxergue pessoas com deficiência como “coitados”
  • incentive pessoas com perda auditiva a buscarem saúde auditiva e qualidade de vida com os aparelhos auditivos (caso indicado por um médico)

Conclusão

A perda auditiva é mais comum do que você imagina, e pessoas com deficiência auditiva são pessoas como todos nós. Mas você não precisa viver sofrendo. Procure um médico, para que ele possa te orientar quanto à necessidade e indicação de um aparelho auditivo. Quer ajudar na luta contra o capacitismo? Compartilhe esse post com os amigos e espalhe o conhecimento! 

Posts Relacionados:

  1. Surdos unilaterais podem ser considerados pessoas com deficiência
  2. POR QUE PROCURAR UM ESPECIALISTA?
  3. ENTENDA O QUE O DIA NACIONAL DOS SURDOS REPRESENTA
  4. COMO LIDAR COM PESSOAS QUE TÊM PROBLEMAS AUDITIVOS
Compartilhar
Sons da Vida
Sons da Vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

✕
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico