Você sabia que nem sempre a perda auditiva é um problema de audição? A deficiência auditiva pode ser consequência de várias doenças ou outros problemas de saúde. Assim como nem todos os problemas no ouvido são sinônimos de surdez, como é o caso da labirintite.
Paladar e audição estão interligados
Isso mesmo! Quando você perde o paladar, é preciso diagnosticar também sua audição. Isso porque existe um nervo conhecido como “corda do tímpano” que liga o ouvido médio às papilas gustativas. Por isso, qualquer perda auditiva interfere diretamente no paladar. Com certeza você já notou que gripes e infecções na garganta interferem na nossa audição. O que pouca gente sabe é que o caminho inverso também está aberto!
Doença de Ménière
A doença é caracterizada pelo aumento de pressão do líquido existente no labirinto do ouvido interno. O quadro é mais comum em pessoas entre os 20 e os 50 anos e, na grande maioria dos casos, afeta apenas um ouvido e seus principais sintomas são perda auditiva, sensação de ouvido abafado e zumbido no ouvido.
As causas ainda não são comprovadas, mas estudos demonstram algumas ligações com:
Doenças que podem levar à perda auditiva⠀
Existem algumas doenças que, em tese, não têm relação com o ouvido, mas podem levar à perda auditiva. Ou seja, além de cuidar do ouvido e proteger a audição, prevenir e tratar corretamente esses problemas pode impedir a perda auditiva e a surdez.
O ideal é manter hábitos saudáveis, fazer check-ups pelo menos uma vez por ano e conhecer seu corpo. Sempre que notar algum sintoma diferente, procure um médico! Lembre-se: nem sempre a surdez é um problema de audição!
Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando o Blog Sons da Vida e siga nosso Instagram para ver mais!