Já estamos convivendo com o coronavírus há bastante tempo, mas ainda não sabemos ao certo quais são os efeitos do vírus em nosso corpo. Alguns estudos recentes apontam que a infecção pela Covid-19 pode causar prejuízos para a audição.
Pesquisas internacionais sobre sequelas da Covid-19 na audição
Um relatório publicado pelo Manchester Biomedial Research Centre (BRC), no Reino Unido, após a análise de 24 estudos que avaliaram a relação entre a audição e a Covid-19, revela que 7,6% dos participantes tiveram alguma perda de audição; e 14,8% apresentaram zumbido após ter a doença. Em outra pesquisa, a British Tinnitus Association, em parceria com a American Tinnitus Association, 40% dos pacientes que já sofriam com o zumbido relataram uma piora imediata após teste positivo para a doença.
Estudo publicado no American Journal of Otolaryngology
Um estudo publicado no American Journal of Otolaryngology analisou alguns pacientes com covid-19, que não apresentavam nenhum sinal de perda auditiva antes do contato com o vírus. Quando submetidos ao exame de audiometria, o resultado do grupo foi pior do que aqueles que não tiveram a doença.
Estudo realizado na Universidade de Manchester
Pesquisadores da Universidade de Manchester mostraram que entre 7% e 15% dos adultos diagnosticados com a Covid-19 relatam problemas de audição e equilíbrio.
O zumbido é o mais comum, seguido por dificuldades auditivas e vertigem. De acordo com o estudo, o zumbido de baixa frequência afeta até uma em cada seis pessoas que contraem o vírus.
O mesmo grupo de pesquisadores também descobriu que o zumbido pode ser uma sequela da infecção. Eles observaram que um em cada oito pacientes internados durante o período da pesquisa apresentava o problema oito semanas após a alta.
A maioria dos problemas auditivos decorrentes da Covid-19 são tratáveis
Um dos principais meios é com corticoides, que atuam independente da causa, no controle do processo inflamatório que acarreta a surdez súbita. O ideal é procurar ajuda médica sempre que notar sintomas como zumbido, dor no ouvido e outras dificuldades auditivas.
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Referências
https://saudedebate.com.br/noticias/destaques/sequelas-da-covid-19-na-audicao/