De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem hoje 12.054.827 de pessoas vivendo com diabetes no Brasil, o que representa mais de 6% da população. A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue.
A diabetes pode causar diversas complicações de saúde, como o aumento do risco de problemas cardiovasculares e perda da visão. Além disso, a doença tem sido fator de risco também para a perda auditiva.
Quais são os tipos de diabetes?
Diabetes Tipo 1: condição crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.
Diabetes Tipo 2: condição crônica que afeta a maneira como o corpo processa o açúcar no sangue.
Diabetes Gestacional: pode ser transitório ou não e, ao término da gravidez, a paciente deve ser investigada e acompanhada.. Na maioria das vezes ele é detectado no terceiro trimestre da gravidez.
Por que tratar a hiperglicemia (elevado nível de glicose no sangue)?
A hiperglicemia é a elevação das taxas de açúcar no sangue e que deve ser controlada. Sabe-se que a hiperglicemia crônica através dos anos está associada a lesões da microcirculação, lesando e prejudicando o funcionamento de vários órgãos como os rins, os olhos, os nervos e o coração. Os pacientes que conseguem manter um bom controle da glicemia têm uma importante redução no risco de desenvolver tais complicações como já ficou demonstrado em vários estudos científicos.
Relação entre diabetes e perda auditiva
Com o tempo, a diabetes pode causar problemas nos vasos sanguíneos e nervos dentro dos ouvido. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, os diabéticos têm duas vezes mais chances de perder a audição do que os não diabéticos.
Outra pesquisa realizada pelo Departamento de Otorrinolaringologia Cabeça e Pescoço do Hospital Henry Ford, em Detroit, Estados Unidos, apontou que as chances de perda auditiva são maiores em mulheres diabéticas à medida que envelhecem do que em mulheres saudáveis.
Por que diabéticos podem desenvolver perda auditiva?
A causa possível para o problema é que o aumento do açúcar no sangue danifica os vasos sanguíneos da área dos ouvidos. Com o fornecimento de sangue comprometido, a pressão na orelha interna aumenta, facilitando a perda auditiva. Outra possível causa é a hipótese de que a sensibilidade para alguns materiais utilizados em aparelhos auditivos seja alterada pela diabetes, levando à infecções no canal auditivo. A diabetes pode, ainda, provocar o estreitamento das paredes da cóclea e a perda de células capilares no ouvido interno.
Diabetes e zumbido
O zumbido é comum quando se trata de diabéticos e perda auditiva. Em geral, ele é um som persistente que pode variar em volume e tom e que pode flutuar. É importante frisar que o zumbido pode ser tratado tanto em conjunto com a perda auditiva quanto de forma específica.
Como prevenir a perda auditiva causada pela diabetes?
Tenha uma rotina de exercícios regular;
Diminua o consumo de sal e açúcar;
Privilegie sempre alimentos vivos e naturais;
Pare de fumar;
Evite bebidas alcoólicas;
Realize avaliação auditiva regularmente.