sons-da-vidasons-da-vidasons-da-vidasons-da-vida
  • Home
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde Auditiva
  • Histórias de Vida
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Página Inicial
  • Saúde auditiva
  • A evolução dos aparelhos auditivos

A evolução dos aparelhos auditivos

Publicado por em 1 de março de 2016

Trombeta-de-ouvidoOs aparelhos auditivos de hoje são modernos, discretos, com design inovadores e tecnologias cada vez mais impressionantes. Mas a sua história é muito longa e seu início passa longe da tecnologia de ponta que conhecemos atualmente.

Essa história remonta ao ano de 1800, quando se valendo exclusivamente da acústica, criou-se os primeiros dispositivos para a ampliação da capacidade auditiva ou a recuperação de alguma perda na audição. O primeiro desses dispositivos foi a trombeta de ouvido, que era uma espécie de concha com uma extremidade maior para captação do som e outra menor para recepção. Essa concha era colocada no ouvido quando era preciso uma melhor acuidade auditiva e, além de funcionar como um amplificador, também direcionava o som.

Ainda usando apenas a acústica, as aurículas surgiram nos anos 1920. O seu princípio básico é o mesmo de quando colocamos as mãos na orelha para ouvir melhor e das próprias trombetas de ouvido. No entanto, a única vantagem que elas trouxeram foi o seu tamanho. As aurículas eram pequenas e fixavam-se atrás das orelhas através de uma tiara, podendo serem usadas uni ou bilateralmente. No entanto, embora a aparência lembre os aparelhos retro auriculares, a potência delas não era muito maior à conseguida pela mão.

Contudo, ainda nos anos 1920, a invenção do microfone de carbono permitiu o surgimento dos primeiros aparelhos auditivos elétricos, mas sua eficácia era limitada à pacientes com perdas na audição de leves à moderadas.

De lá para cá a tecnologia dos aparelhos auditivos avançou incrivelmente, sempre no sentido de reduzi-lo, torna-lo mais discreto, mais potente, melhorar a qualidade do som e aumentar a vida útil de suas fontes de energia. Neste sentido foram criados os aparelhos de tubo à vácuo, os híbridos, os transistores e os retro auriculares, estes últimos os primeiros usados atrás do ouvido.

Os aparelhos retro auriculares dominaram o mercado à partir dos anos 1980. No entanto, com o grande desenvolvimento tecnológico mundial percebido nas duas últimas décadas, os aparelhos retro auriculares foram ultrapassados. Era a vez dos aparelhos analógicos, criados ainda no final dos anos 1970. Esses aparelhos foram os primeiros a terem parâmetros para ambientações diferentes. A evolução para o digital não demorou muito, aumentando a qualidade no mesmo passo em se que reduzia o tamanho.

Hoje, já existem aparelhos, por exemplo, com a tecnologia brain hearing, cuja ideia base é o fato de a audição ser processada fundamentalmente no cérebro. Esse tipo de aparelho não funciona mais como meros amplificadores sonoros: eles são capazes de filtrar os sons ambiente e focar apenas no que realmente interessa ao usuário, se aproximando muito da audição normal. Além disso, os aparelhos mais modernos se conectam com outros dispositivos, tais como televisores e aparelhos de telefone, fixos e móveis.

Fonte: http://www.museudoaparelhoauditivo.com.br/

Deixe uma resposta

Comentarário(s)

Posts Relacionados:

  1. Saiba como funcionam os aparelhos auditivos
  2. Porque alguns usuários de aparelhos auditivos às vezes acham que estão ouvindo demais?
  3. Celebridades que usam aparelhos auditivos
  4. Está Provado: Aparelhos Auditivos Podem Salvar o seu Cérebro.
Compartilhar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no site

Os mais Lidos

  • Mais Lidos
  • Audição e direcionamento dos sons
  • Deficientes auditivos na atualidade
  • Músicas para surdos
  • 10 dicas para se comunicar com quem usa aparelho auditivo

Tags

aparelho auditivo aparelhos auditivos audiometria audição audição infantil barulho Bem-estar brain hearing Casamento copa do mundo Cuidados Curiosidades deficiência auditiva Depoimento dicas Escutar fonoaudiologia Histórias de Vida implante coclear Inclusão longevidade Melhor idade novembro laranja oticon ouvido ouvir perda auditiva Preconceito prevenção qualidade de vida saúde saúde auditiva sistema auditivo Sons da vida sonsdavida surdez Tecnologia telex Telex 70 anos Telex Belo Horizonte Telex MG terceira idade verão zumbido É muito mais que ouvir

Posts recentes

  • Cuidado redobrado com os brinquedos
  • Quando a surdez não está relacionada com a audição
  • O direcionamento do som
  • Aparelho auditivo e volta às aulas
  • A resistência à surdez
  • Otite pode levar a perda auditiva

Arquivos

Categorias

  • Aparelhos auditivos
  • Artigos
  • Depoimentos
  • Histórias de vida
  • Qualidade de vida
  • Saúde
  • Saúde auditiva
Desenvolvido por
Medtarget - Marketing Médico