A audição desempenha papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento cognitivo da criança. Desde o nascimento, as crianças estão aprendendo com os sons significativos (fala) e com os sons do ambiente. Conforme elas crescem, aprendem a expandir seu vocabulário e aprendem novos conceitos.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 34 milhões de crianças no mundo possuem deficiência auditiva incapacitante. De acordo com a mesma Organização, de 3 a 4 mil recém-nascidos já nascem com algum tipo de problema auditivo significativo. Além disso, 60% dos casos de perda auditiva em crianças menores de 15 anos podem ser evitados.
Sinais de alerta
Cuidado com brinquedos barulhentos
A escolha de um brinquedo não deve levar só em conta o interesse do seu filho e a fase adequada. É preciso priorizar suas condições de segurança, sempre observando se o brinquedo possui o selo do Inmetro.
O selo é a garantia de que o produto foi testado, de que está na faixa etária recomendada e que se enquadra nos critérios legais de segurança.
Segundo o Inmetro brinquedos com nível de pressão sonora maior que 80 decibéis já podem trazer riscos à saúde auditiva das crianças. Um carrinho de polícia “pirata” pode registrar até 120 decibéis de ruído, quase o mesmo som de uma motosserra (100 decibéis) ou de uma britadeira (110 decibéis).
Principais tipos de perdas auditivas em crianças
Conheça alguns aparelhos auditivos para crianças
Oticon Xceed Play
O aparelho possui um chip com processamento avançado de extrema velocidade para dar suporte a maneira como o cérebro dá significado ao som.
O Oticon Xceed Play se conecta sem fio aos smartphones modernos e dá acesso a uma ampla gama de dispositivos que facilitam desde participação na escola a ouvir uma música e se divertir com os amigos.
O aparelho é para as crianças de todas as idades com perda auditiva severa a profunda. É empoderado pela tecnologia revolucionária que abre o mundo da criança e permite mais acesso à fala. Com uma paisagem sonora de 360º, seu filho terá melhores condições para crescer e se desenvolver a partir do aprendizado formal e incidental.
FM Amigo
É um dispositivo auxiliar encontrado na Telex MG, que ajuda deficientes auditivos que estejam em lugares e situações com dificuldade de entender o que está sendo falado, como é o caso das salas de aula.
Mesmo que a criança esteja adaptada com o melhor aparelho auditivo, ela precisará de impulso extra sempre que o ruído e a distância estiverem presentes. Dessa forma, o FM Amigo preenche essas lacunas entre o professor e o aluno melhorando significativamente a relação sinal/ruído, enviando o sinal mais relevante diretamente para as orelhas da criança.
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.