Estamos na semana das crianças e, por isso, não poderíamos deixar de colocá-las em foco! A audição desempenha papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento cognitivo da criança. Desde o nascimento, as crianças estão aprendendo com os sons significativos (fala) e com os sons do ambiente. Conforme elas crescem, aprendem a expandir seu vocabulário e aprendem novos conceitos.
A criança que adquirir uma perda auditiva poderá apresentar atraso do desenvolvimento da fala e nas habilidades cognitivas, principalmente quando esta perda ocorrer na idade mais crítica: nos três primeiros anos de vida. Portanto, quanto mais precocemente a perda auditiva for diagnosticada e tratada, maiores serão as chances de sucesso no processo da habilitação/reabilitação auditiva e de linguagem da criança.
10 sinais que indicam que a criança tem perda auditiva
Não se assustam com barulhos altos (no caso dos bebês);
Não mexem a cabeça buscando a origem de um som (também no caso dos bebês);
Têm atraso na aquisição da linguagem;
Ignoram quando são chamados;
A TV é bem alta;
O rendimento escolar cai ou os professores falam que a criança parece não ouvir ou responder bem como os colegas de classe.
A criança parece ter falta de atenção;
A criança começa a falar bem alto;
Pedem para repetir o que foi dito com frequência;
Seu filho olha para você com muita intensidade quando você fala com ele;
A criança repara mais nos sinais visuais para interpretar a conversa.
Brinquedos barulhentos podem prejudicar a audição da criança
A escolha de um brinquedo não deve levar só em conta o interesse do seu filho e a fase adequada. É preciso priorizar suas condições de segurança, sempre observando se o brinquedo possui o selo do Inmetro.
O selo é a garantia de que o produto foi testado, de que está na faixa etária recomendada e que se enquadra nos critérios legais de segurança.
Segundo o Inmetro brinquedos com nível de pressão sonora maior que 80 decibéis já podem trazer riscos à saúde auditiva das crianças. Um carrinho de polícia “pirata” pode registrar até 120 decibéis de ruído, quase o mesmo som de uma motosserra (100 decibéis) ou de uma britadeira (110 decibéis).
Os principais tipos de perdas auditivas na infância
Condutiva – causada por problemas na orelha externa e/ou orelha média, dificultando que os sons sejam conduzidos para orelha interna. Pode ser causada por infecções na orelha que podem danificar a estrutura da membrana timpânica;
Mista – causada por combinação de problemas na orelha externa e/ou orelha média e orelha interna, dificultando a transmissão do som e captação do mesmo pelo sistema auditivo
Sensorioneural – esta acontece quando as células auditivas da orelha interna estão danificadas, impedindo a transformação do sinal acústico em sinal elétrico. Pode ser causada por infecções ou vírus durante o período gestacional, prematuridade, meningite, entre outras causas.
Aparelhos auditivos
Hoje em dia existem diversos modelos de aparelhos auditivos criados especialmente para as necessidades das crianças.
Sensei
É uma nova família de aparelhos auditivos especialmente projetada para a pediatria. O Sensei combina recursos audiológicos revolucionários com um design robusto. Isso garante que as necessidades exclusivas de todas as crianças, desde a infância até a adolescência, sejam atendidas. Ele é adequado para crianças com perda auditiva de grau leve a severa. Um software pediátrico dedicado torna a adaptação do Sensei e a aderência às diretrizes de melhores práticas ainda mais intuitiva.
Sensei SP
Foi desenvolvido para crianças com perdas auditivas de grau severo a profundo e possui recursos para atender as necessidades fundamentais de desenvolvimento e os padrões de segurança e confiabilidade.
Amigo Star
Ele foi projetado para ajudar as crianças que possuem audição dentro do padrão de normalidade mas que apresentem dificuldades com a concentração/atenção dentro das salas de aulas. Através dele temos a melhora da relação sinal/ruído (ênfase na fala e atenuação do ruído de fundo) em ambientes complexos, dinâmicos e imprevisíveis como a sala de aula.
Conclusão
É importante ficar de olho nos sinais das crianças para que o problema auditivo seja identificado o quanto antes. A audição é importantíssima para o processo de desenvolvimento infantil.
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