A surdez pode ser muito cansativa

Não importa o grau da perda auditiva, o tipo de aparelho auditivo que você usa ou o implante coclear que você tem. Passar o dia em alerta máximo pode ser exaustivo.
Como a surdez exige muito do cérebro, é inevitável que a maioria dos deficientes auditivos se sinta esgotado após um longo dia. Afinal de contas, são muitas coisas para assimilar ao mesmo tempo.
O dia a dia de um deficiente auditivo
A dificuldade começa nos primeiros minutos do dia. Ao acordar, os deficientes auditivos precisam buscar o som, pois ele não entra naturalmente. Ao inserir o aparelho auditivo ou o implante coclear, o silêncio absoluto é substituído por barulhos altos e, inicialmente, perturbadores.
No decorrer do dia é possível perceber que falta acessibilidade e que muita gente não entende ou simplesmente não tem empatia por quem tem dificuldade de ouvir. As pessoas falam de costas, em ambientes escuros e ao mesmo tempo.
A surdez é ainda mais cansativa em tempos de pandemia
Com o uso da máscara, o deficiente auditivo não consegue ler os lábios e as expressões do comunicador, dificultando seu entendimento. Além disso, o distanciamento de pelo menos um metro das pessoas interfere no fato de não poder pedir para que os outros falem mais perto de seu ouvido.
Como se comunicar com pessoas com perda auditiva?
- Chame o usuário pelo nome ou até mesmo toque nele para chamar a atenção dele para você;
- Fale de frente para pessoa com deficiência auditiva e utilize sua expressão facial;
- Fique a menos de 1 metro de distância da pessoa;
- Fale naturalmente, nem muito rápido, nem muito devagar;
- Fale pausadamente, com calma;
- Não é preciso gritar ou falar alto;
- Não fale mastigando, nem mesmo chiclete, pois além de ser falta de educação, isso torna os lábios ilegíveis;
- Fique em locais claros e bem iluminados;
- Reformule a frase quando não for entendida;
- Evite locais com barulho, esses ruídos podem atrapalhar.
Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.
Referência