Aniversário de Belo Horizonte

Hoje, 12 de dezembro, Belo Horizonte completa 121 anos. Conheça um pouco a história da cidade!
Belo Horizonte foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Minas Gerais e teve um crescimento populacional acelerado, chegando a mais de 1 milhão de habitantes antes mesmo dos 70 anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, houve também o avanço da industrialização, além de muitas construções de inspiração modernista – como as casas do bairro Cidade Jardim – que ajudaram a definir a sua fisionomia.
De acordo com a última estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, BH…
- Possui 2.523.794 habitantes.
- É o mais populoso município de Minas Gerais, o terceiro da Região Sudeste (depois de São Paulo e do Rio de Janeiro) e o sexto mais populoso do Brasil.
Curiosidade
Belo Horizonte já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da Organização das Nações Unidas (ONU), como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo.
Feriado
O feriado do dia 8 de dezembro causa muita confusão na cabeça dos belorizontinos, que confundem essa data com o aniversário de Belo Horizonte (12 de dezembro). Entenda!
- 8 de dezembro é feriado por conta de uma lei municipal, de 1967, que torna oficiais quatro feriados religiosos em Belo Horizonte: Sexta-feira da Paixão; Corpus Christi; Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem; e Dia da Imaculada Conceição.
- Para não ter dois feriados tão próximos – 8 e 12 de dezembro – o aniversário de BH costuma ser comemorado no dia 8.
- Vale lembrar que a padroeira de BH não é Nossa Senhora da Imaculada Conceição (cujo feriado é 8 de dezembro), mas Nossa Senhora da Boa Viagem (cujo feriado é 15 de agosto).
Comemoração
Neste ano, para comemorar os 121 anos de Belo Horizonte, a Belotur organizou um passeio gratuito que levou os turistas e belorizontinos para conhecer os atrativos da capital mineira. Dentre os locais visitados estavam:
- Museu de História Natural.
- Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
- Exposição de paleontologia.
- Presépio do Pipiripau, que possui mais de 100 anos e conta a história de Jesus Cristo em 45 cenas.
Parabéns, Belo Horizonte! É um orgulho fazer parte desta história!