No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas sofrem com perda auditiva. Destas, mais de 500 mil recorrem ao aparelho auditivo e enfrentam muitas dúvidas durante o tratamento. Esse é seu caso? Não se preocupe! O blog Sons da Vida, da Telex MG, preparou um compilado com as principais dúvidas que você provavelmente tem sobre aparelhos auditivos, desde sua primeira consulta com o fonoaudiólogo até o tempo de vida útil do seu novo companheiro. Continue lendo!
Os principais sinais de perda auditiva são:
Identificou alguns desses sintomas? Marque uma consulta com um otorrino e um fonoaudiólogo!
O primeiro passo para uma consulta satisfatória é levar suas últimas avaliações audiológicas. Se você ainda não fez um check-up e apenas suspeita que precisará de um aparelho auditivo, marque um horário com um otorrinolaringologista antes.
Na consulta, o(a) profissional verificará sua condição auditiva e te indicará o melhor modelo de aparelho auditivo, preparado para atender suas necessidades. Você também aprenderá a usá-lo e limpá-lo.
Dica: se você sente que esse será um momento difícil para você, leve um familiar ou amigo querido que possa te apoiar.
Então você precisará usar um aparelho auditivo. Ok, mas na prática, o que é isso? Os aparelhos auditivos são aparelhos de amplificação sonora (AASI) que auxiliam muito na saúde auditiva do paciente. São compostos por:
Desde que indicado por um médico, qualquer um! Não há restrição de idade – bebês a idosos são beneficiados com essa tecnologia. Alguns pacientes, entretanto, precisam de auxílio extra, como prótese ancorada no osso ou implante coclear. Cheque com seu médico se há necessidade.
O preço é variável e depende das suas necessidades. Para saber qual aparelho auditivo atende aos objetivos, é feito na Telex uma avaliação inicial para identificar tipo e grau da perda auditiva. Há ainda, as preferências sonoras individuais, necessárias para melhor conforto de cada paciente.
Você já ouviu, mas não entendeu? Isso acontece porque o processo de entender os sons é feito no cérebro. Quando o cérebro está com dificuldades em realizar esse trabalho é quando a tecnologia interfere. O BrainHearing™ dá suporte aos sons que o ouvido escuta com ajuda de algoritmos presentes nos aparelhos auditivos Telex. Os algoritmos são: Som Espacial, Speech Guard, Free Focus e YouMatic e, em conjunto, eles potencializam a audição do usuário.
Um aparelho auditivo não pode nunca ser comprado pela internet! Isso porque o aparelho auditivo deve ser confortável e ter as ferramentas necessárias para lhe auxiliar na sua perda auditiva. Por isso, não o escolha apenas pelo design ou cores – apresente seus desejos para o fonoaudiólogo e confie que ele fará um bom trabalho na escolha do melhor aparelho auditivo para você.
Agora que você já está com seu aparelho auditivo, deve estar se perguntando como se adaptar a essa nova realidade. Nos primeiros dias, assim como qualquer novo hábito, pode ser incômodo. Mas persista no uso, retirando apenas na hora do banho e na hora de dormir. Em poucos dias o seu cérebro já estará reconhecendo novamente os sons. Caso as dificuldades persistam, entre em contato com seu médico.
Mantenha os cuidados necessários com seu aparelho auditivo para preservá-lo por mais tempo:
O aparelho auditivo deve ser trocado quando, em acompanhamento médico, o profissional perceba que há uma mudança na sua condição ou saúde auditiva. Por isso, é importante que você mantenha consultas de acompanhamento.
Esperamos que suas dúvidas estejam respondidas! Conte com a Telex MG na conquista por sua saúde auditiva e qualidade de vida. Quer ler mais? Visite o blog Sons da Vida!