A perda auditiva influencia negativamente a qualidade de vida do indivíduo e deve ser tratada com desde o início do diagnóstico. A reabilitação auditiva pode ser feita através do uso de um aparelho auditivo, implantes cocleares ou a combinação dos dois, chamada de audição bimodal.
O uso de aparelhos auditivos em ambos os ouvidos, oferece várias vantagens devido ao fato de que o estímulo bilateral permite que o cérebro utilize informações sonoras provenientes de ambos os ouvidos para processar o som, o que pode resultar em um melhor desempenho auditivo.
Benefícios da reabilitação auditiva bilateral
O estímulo bilateral permite que o cérebro utilize informações sonoras provenientes de ambos os ouvidos para processar o som, o que pode resultar em um melhor desempenho auditivo. Veja os benefícios:
A binauralidade no processamento auditivo
Atualmente, pesquisas comprovam que o uso do aparelho auditivo como estimulação pode prevenir ou minimizar a privação sensorial em deficientes auditivos adultos e idosos, e é essencial para a plasticidade do sistema nervoso auditivo central.
Isso é observado em pacientes que optam pelo uso unilateral, nestes casos o lado que não foi estimulado o índice de reconhecimento de fala piora significativamente. Devido às inúmeras vantagens que a reabilitação auditiva bilateral traz aos pacientes, esta é sempre a forma preferencial de adaptação.
Gostou do artigo de hoje? Para continuar vendo conteúdos como esse, é só seguir o Blog Sons da Vida e nosso Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.