Você sabia que o excesso de barulho e os problemas no ouvido não são os únicos fatores de risco para a surdez? Algumas doenças cardiovasculares alteram o fluxo sanguíneo e causam traumas nos vasos da orelha interna, provocando problemas auditivos.
Isso significa que as pessoas com problemas cardiovasculares devem sempre manter em dia o seu check-up com um fonoaudiólogo, a fim de fazer a audiometria e detectar qualquer alteração na audição. Da mesma forma, os problemas auditivos também podem ser um sintoma para uma doença cardíaca e, por isso, devem ser investigados.
HIPERTENSÃO X PERDA AUDITIVA
A pressão alta, problema que atinge cerca de 50% da população acima de 60 anos, tem ligação direta com o processo de perda de audição. Mas, como isso acontece? Entenda!
- A pressão arterial age bombeando o sangue do coração para o restante do corpo. Quando ela se encontra alta, os vasos sanguíneos aumentam sua resistência, dificultando a circulação do sangue. Dessa maneira, o fluxo sanguíneo é comprometido.
- O aparelho circulatório é responsável pelo abastecimento de oxigênio e nutrientes que possibilitam que as células do corpo realizem suas funções. Logo, a diminuição dessa distribuição no ouvido interno causa, de forma súbita ou gradual, a perda auditiva.
- Além de prejudicar a circulação de oxigênio, a pressão elevada no sistema vascular pode causar hemorragias na orelha interna, agravando problemas auditivos que já estejam em desenvolvimento.
- Quando os vasos sanguíneos estão contraídos, a pressão arterial elevada pode ser forte o suficiente para romper as veias mais finas e frágeis. Muitas dessas veias estão localizadas ou conectadas na região do ouvido e, ao serem danificadas, prejudicam o funcionamento de todo o aparelho auditivo – podendo até causar o zumbido.
OUTRAS CAUSAS DA PERDA AUDITIVA
- Obesidade.
- Vírus, bactérias e fungos nos ouvidos.
- Diabetes.
- Osteoporose.
SAIBA MAIS SOBRE A HIPERTENSÃO ARTERIAL
Considerada tanto uma doença como um fator de risco para outros problemas (como doenças no coração, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e alterações na visão), a hipertensão arterial (popularmente conhecida como pressão alta) é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos maiores desafios da saúde pública.
Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão arterial é, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. Em geral, é difícil identificar precisamente o que causa a doença, mas existem fatores que podem contribuir para o seu surgimento. Alguns deles são:
- Falta de exercícios físicos.
- Má alimentação.
- Consumo excessivo de sal.
- Tabagismo.
- Nível elevado de estresse.
- Predisposição genética.
- Idade.
Deixe uma resposta
Comentarário(s)