A Páscoa é uma das maiores celebrações do Cristianismo. Mas, certamente, você já se perguntou o que coelho, ovos e chocolate têm em comum com essa data. Diferentes teorias buscam explicar essa relação, mas as mais conhecidas são as seguintes!
-
Ovos:
- O leite e os ovos não podiam ser consumidos durante a Quaresma. Então, as pessoas mantinham alguns ovos cozidos e cobertos de cera e os davam no dia de Páscoa. Para torná-los mais atraentes, eram pintados com cores fortes que simbolizavam a primavera.
- Na tradição cristã, o ovo é relacionado à ressurreição de Jesus. Assim como a ave que está dentro dele precisa quebrar a casca para nascer, Cristo precisou romper o sepulcro para ressuscitar.
-
Coelho:
- Possuem grande capacidade de reprodução e geram grandes ninhadas, por isso representam a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida. Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo.
- Uma lenda conta que uma mulher pobre iria presentear seus filhos com ovos de galinha coloridos e, por isso, os escondeu no quintal. Quando as crianças foram procurar, viram um coelho passar e acreditaram que o presente foi trazido por ele.
- No Brasil, só passou a representar um símbolo da Páscoa no final do século XVII, por influência dos imigrantes alemães.
-
Chocolate:
- Sem muito simbolismo, foi adotado por confeitarias francesas como matéria-prima dos ovos presenteados no século XIX.
- No Brasil, até algumas décadas atrás, era mais comum as crianças receberem ovos feitos de açúcar e decorados com balinhas e glacê na Páscoa. Somente com a popularização do chocolate é que o ingrediente ganhou o papel central na data.
Deixe uma resposta
Comentarário(s)